Enfim, chegamos a reta final de 2018. Apesar do ano ter passado voando, muitas escolas começam a se preocupar com o ano letivo de 2019.
Campanhas de matrículas, apreensão em reter alunos, meta para conquistar novos e outros tipos de dores de cabeça. O que muitas instituições de ensino se esquecem, é que este tipo de estratégia, poderia ter começado no inicio deste ano L.
Algumas escolas, por exemplo, ainda precisam entender que, estar presente nas redes digitais, além de reforçar o nome da escola, podem ajudar a conquistar os clientes que realmente querem.
No post blog de hoje, iremos mostrar a importância do Marketing de Conteúdo voltado para escolas.
Quais são os seus diferenciais e como aplicar estas estratégias nas redes sociais e obter o resultado tão esperado?
Antes de explanar mais sobre as instituições de ensino, precisamos falar sobre a importância do Marketing de Conteúdo. Afinal, para quê ele serve?
Marketing de Conteúdo é um método que se baseia na informação do seu cliente para criar ou promover textos, infográficos e e-books, mas sem mostrar a marca em si. É utilizado para atrair o cliente de forma natural. Em resumo: é entender a real necessidade do seu público e mostrar uma solução para eles.
Utilizar este tipo mecanismo gera mais engajamento de forma orgânica e as chances de a instituição ser lembrada é maior. Isto porque existe uma estratégia por trás desta ferramenta.
O que você diria se soubesse que a sua escola tem altos índices de indicação entre pais como o primeiro nome de escola que vem a cabeça?
Fantástico, não? Agora perguntamos: Como a sua escola deve ser lembrada?
Esclarecer algumas dúvidas, falar de algum comportamento, abordar um assunto mais complexo, ou simplesmente, passar a mensagem certa, servem como “iscas” para seus clientes. Sendo assim, as pessoas ficam mais propensas a lembrar das marcas que lhe agradam.
Dica: Um leitor devotado vai sempre preferir indicar o nome da escola por conta dos serviços oferecidos e por conta das ideias expostas.
Fazer uma pesquisa para entender quem são seus clientes é fundamental para o Marketing de Conteúdo voltado para escola.
Quem são seus melhores clientes? Qual o comportamento e a idade deles? Qual o estilo de vida e qual a sua profissão? Qual a idade dos filhos?
É aí que entra o Espetacular Gerador de Persona, no qual, já explicamos aqui no blog.
Com a sua persona alinhada, fica mais fácil entender qual tipo de conteúdo ela quer receber.
Abaixo elaboramos algumas sugestões. Veja:
Apresentamos algumas ideias de como trabalhar com conteúdos criativos e atrativos. Mas só foi possível chegar ao resultado, graças a definição do persona.
Agora eu te pergunto: Em algum momento mencionamos as palavras escola, instituição de ensino, ou colégio?
Não. Isso se chama: Marketing de Conteúdo. Perceba o quanto esses assuntos são corriqueiros em sua instituição de ensino e eles dão engajamento ao seu público.
Colocar alguns gatilhos para atrair, entregar valores para conquistar, solucionar problemas para fidelizar são soluções para sua escola captar clientes.
Para utilizar este tipo de tática é preciso ter uma presença forte nas mídias online. Isso exige uma rotina fiel para a produção de conteúdos.
Pense na quantidade de notícias importantes e valiosas que a sua escola produz por dia. Agora, some isso aos benefícios e soluções que estes conteúdos poderão ajudar os pais ou aqueles que buscam uma escola ideal?
É importante produzir conteúdos estratégicos e bem alinhados com a escola, assim a comunicação pode valer tanto no contexto externo, quanto no interno.
Até a próxima!
Abraços,
Mariana Paes