Apesar de ter se autodeclarado antissocial, não ter perfil de gerencia e preferir realizar tarefas solitárias, Zhang Yiming (empresário chinês) é o grande idealizador da rede social que vem fazendo sucesso pelo mundo.
Fundada em 2016, TikTok não é uma rede social, e sim uma plataforma de entretenimento de vídeos criativos que são criados por seus próprios usuários. Os vídeos postados podem ter duração de 15 segundos a um minuto.
Com diversos escritórios pelo mundo afora, a sua maior missão é inspirar a criatividade e trazer alegria para seus usuários.
Com mais de 800 milhões de usuários ativos pelo mundo, a plataforma encontra-se em 9º lugar segundo a RD Station e já deixa para trás redes sociais famosas como LinkedIn, Pinterest, Twitter e Snapchat.
Não obstante deste número, a geração mais jovem é que domina boa parte da rede. Dados recentes informam que 42% dos usuários ativos possuem entre 16 e 24 anos.
Isso explica porque a rede social vem fazendo muito sucesso entre a Geração Z. O TikTok permite diversos tipos de edição de vídeo, portanto, o usuário pode compartilhar, cantar, dançar, dublar, desafiar e usar a criatividade para ser autêntico – autonomia que até pouco atrás a concorrência não tinha.
Essa é uma pergunta muito importante a se fazer, afinal, nem todas as redes sociais atingem um público específico.
Por exemplo, aqui na Mark temos um cliente voltado para locação de máquinas e equipamentos para construção civil, indústria e saneamento, ou seja, um cliente B2B.
O persona deste cliente não está no TikTok, mas consome muito conteúdo técnico, seja ele vídeo ou texto. Então, ao estudarmos melhor este perfil e as redes, o persona do nosso cliente consome LinkedIn, Youtube, E-mail e Blog.
Deu para entender que o perfil dele não está no TikTok?
E mesmo que esteja, provavelmente o usuário só vai consumir serviços ligados a lazer e entretenimento.
Agora se o seu público é ávido por essa novidade, você precisa sair a frente da concorrência, pois a plataforma pode representar uma taxa de atração e conversão bastante alta, e muito mais do que em outras redes sociais.
Existem diversos tipos de vídeos para criar no TikTok: Tira-dúvidas, challenges, trends, dublagens, transições, infinitas possibilidades para trabalhar de forma assertiva com seus clientes.
Entretanto, por mais que você tenha uma agência focada só em TikTok, não é possível abraçar todas os estilos sem uma estratégia por trás disso.
Super Dica!
Aqui na Mark a gente faz um briefing geral sobre o quê o cliente deseja com essa comunidade, deixando bem claro quais são os objetivos com o conteúdo gerado.
Vamos dar um exemplo sobre uma marca de roupas.
As informações básicas que precisamos ter são:
– Qual o persona do cliente?
– Quais looks tem mais saída?
– Quais são as maiores dores (dúvidas) dos clientes?
– Quais estilos de vídeos podemos trabalhar?
– Quais músicas e estilos combinam com a marca?
Com todas as informações em mãos, temos a seguinte construção:
@lojasrenner Avisa que a patroa tá ON! @manozzita veio trazendo 3 dicas de looks com um só jeans! Comenta aí, qual você mais amou? #TaOnlineTaNaRenner #jeans
♬ BORN FOR THIS - Foxxi
@amaro Que fácil seria se fosse sempre assim né? Lá no #Instagram da AMARO tem um monte de inspirações de looks pra você! #fyp #fy #foryou #moda
♬ original sound - AMARO
@amaro Como que escolhe o preferido? É um #AMAROLook mais lindo que o outro, do 34 ao 48 🤩💚 #fy #moda #fashion #looks
♬ som original - AMARO
Manter a audiência do seu público é muito importante. Não só para conquistar novos seguidores, mas também para poder entender o comportamento deles do início até a jornada de compras do produto, mas para isso é preciso entreter o usuário do início ao fim.
Sendo assim, a minha dica é: conte sempre uma boa história. Os vídeos do TikTok têm um tempo mínimo de cinco segundos, mas você pode explorar melhor inserindo um vídeo na descrição e hashtags fáceis de serem encontradas.
Além disso, o próprio aplicativo da rede social possui diversas ferramentas como vozes, músicas, textos e efeitos que podem ser explorados de acordo com o seu lado criativo.
Fique de olho no Analytics para entender melhor sobre a jornada do seu vídeo, mas lembre-se, assim como o Stories do Instagram, o vídeo do TikTok tem um ciclo ativo de 24h, depois a audiência tende a cair se ele não “cair na graça do público”.
Diferente das demais redes sociais e de acordo com o TikTok, não é necessário postar todos os dias, contudo é preciso sempre deixar o público engajado com boas histórias, no qual ela pode ser replicada várias vezes pelo For You de acordo com o engajamento.
Apesar das redes sociais / aplicativos estarem em alta, existe um velho ditado que diz “Não se constrói uma casa em terreno alugado”, assim como Orkut nos deixou, não podemos assegurar que as demais redes sociais também possam desaparecer com o tempo. O que você irá fazer com a sua audiência quando uma rede social deixar de existir?
Ter um site é essencial para a existência do seu negócio, pois ele é uma garantia de que sua marca existe no mundo on-line.
Portanto, por mais que você tenha mais de 20 mil seguidores, lembre-se: é essencial construir sua própria “casa” e trabalhar com seus leads como e-mail marketing, por exemplo.
Não caia nessa de que as redes sociais irão durar para sempre, prova disso é a chegada do TikTok que vem angariando milhões de seguidores por dia.
Bom, espero que você tenha gostado das minhas dicas. Em caso de dúvidas, terei um enorme prazer em te ajudar.
Te espero numa próxima.
Até breve!
Team Mark Design.
Textos: Mariana Paes
Direção: Marcelo Rodrigues
Designer: Leonardo Bergamini
Webdesigner: Rodrigo Scrideli