Você já se viu na possibilidade de contatar um cliente (ou um serviço) e teve dificuldades de entrar no site, porque não era compatível com o seu mobile?
Agora pense na quantidade de clientes que essa empresa perde por dia por ter dificuldades de navegação.
De acordo com o site Hootsuite, metade da população brasileira acessa a internet por dispositivos móveis. Gastamos, em média, 8h56m diários conectados, sendo 3h43m nas redes sociais.
Como não dizer que a internet tem um grande potencial em atrair e consolidar clientes?
Para resolver este problema, a Mark Design separou sete dicas importantes para você deixar o seu site leve, interessante e atrair clientes para seu negócio.
Vamos lá?
1) Uma boa hospedagem!
Se você quer e precisa ser visto, com certeza tem que ter uma hospedagem de confiança.
Uma hospedagem de qualidade não deixa o seu site lento e nem fora do ar para manutenção. Além disso, um servidor de hospedagem guarda todas as informações do seu site, como textos, fotos, vídeos, links e por aí vai.
2) Defina o objetivo do seu site:
Para quê você precisa de um site?
Com certeza a sua resposta será:
– Para vender meu produto!
Apesar das empresas estarem na internet, muitas delas não sabem como agir e montar uma estratégia adequada para atingir o cliente certo na hora certa.
Crie um site dinâmico e monte estratégia para atrair o mesmo.
Se o seu site for um e-commerce, atualize os banners de acordo com as novidades que chegam até sua loja. Crie promoções exclusivas e procure saber como foi a experiência de quem adquiriu um produto da sua loja.
3) Site responsivo.
Um site ou layout responsivo é aquele que se encaixa automaticamente ao dispositivo usado pelo usuário. Muda de aparência e disposição com base no tamanho da tela em que é exibido (celular, desktop, tablet).
Um site responsivo permite uma navegação leve a agradável ao usuário, sem perder a qualidade e orientação.
4) Produzir conteúdo!
O site não é apenas um cartão de visita. Ele é a sua empresa e o que você faz nela. Produzir conteúdos deixam o seu site mais atrativo e confiante. Que tal contar sua experiência de atender um cliente novo? Como foi? Qual foi o resultado?
Por que as pessoas precisam comprar o seu produto? Quais as vantagens?
Conquiste seu cliente através de textos, imagens e dados. Isso se torna relevante até mesmo para o maior motor de pesquisa da internet: o Google.
Crie post blog e separe por editorias, cases de sucesso e conteúdos de interesse acentuado para o seu cliente.
5) Google AdWords e SEO.
Tão importante quanto ter um site atrativo, é ter um site que seja bem visto pelo maior motor de busca do mundo digital: o Google.
A otimização e mecanismos de buscas permitem que seu site seja encontrado de acordo com a necessidade de busca do usuário. O Google AdWords visa o alcance de bons rankings orgânicos, gerando tráfego e confiabilidade ao site.
Importante: Muitas pessoas acham que para estar nas primeiras páginas do Google é preciso apenas investimento. Puro engano! É preciso estratégias para garantir um bom posicionamento e conteúdos relevantes que garantam que seu cliente navegue em seu site, se sinta seguro e confiante para entrar em contato com a sua empresa.
Além do Google Adwords, existe o SEO (Search Engine Optimization) que trabalha a parte interna do seu site. Ele é responsável por aumentar os acessos através de estratégias que permitem melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
São ferramentas que precisam de ajuda de um especialista ou um curso dedicado voltado para a àrea.
6) Mensure os resultados!
De que adianta tempo e investimento sem a existência da analise de resultados? É preciso mensurar mensalmente os resultados da sua estratégia. Saber como os clientes conheceram a sua empresa (indicações ou Google), quais páginas foram mais acessadas e quanto tempo o usuário ficou no seu site (Google Analytics). Qual o valor investido e qual o retorno em clientes?
Através dos resultados, você consegue trabalhar com estratégias mais assertivas e claro, conhecer de perto o seu persona.
7) Fique atento às tendências!
Procure estar atento às tendências que acontecem no mundo digital. Algumas ferramentas poderão melhorar seu site e até mesmo a comunicação com o cliente.
Há um tempo atrás, por exemplo, não poderíamos imaginar que um cliente poderia entrar no site e te chamar para conversar através do WhatsApp ou pelo Messenger do Facebook.
Explore a concorrência, mas seja original na hora de criar algo para o seu site.
E o mais importante: Não tenha medo! Não se sinta um desconhecido no meio de tantas ferramentas. Pesquise, assista tutoriais e em caso de dúvidas entre em contato com a gente! Será um prazer te ajudar.