O Google oferece serviços gratuitos aos webmasters para otimizar as campanhas de marketing. É uma plataforma que está presente em mais de 10 milhões de sites atualmente, além de ser um serviço fácil de instalar e coletar dados. Estamos falando do Google Analytics. Apesar da facilidade, ainda é muito comum que as pessoas se percam no site e não conseguem extrair o melhor deste serviço. Para tornar sua vida mais fácil, sugerimos algumas dicas para ajudá-lo a fazer análises mais profundas, extrair mais insights e economizar muito tempo neste processo.
O Google Analytics basicamente funciona como uma ferramenta para identificar – além das taxas de exibição – a localização geográfica do visitante da página, a forma como ele chegou na página (através de quais sites e links, mecanismo de pesquisa ou diretamente por endereço), sistema Operacional, entre outras coisas. Esses benefícios podem parecer apenas uma ferramenta de monitoramento, mas são realmente dados poderosos para a tomada de decisões de marketing e ajudam a impulsionar as campanhas de uma marca.
Uma das funções extremamente importantes da plataforma é a medição dos resultados das ações de marketing da sua empresa. A definição de metas fornece várias opções para cada objetivo planejado. As opções são as configurações de objetivo de: 1) alvo – cada visita à página que você definir atingirá uma meta. Por exemplo, quando você definir a meta para alcançar a confirmação de compra. 2) duração – o objetivo é alcançado se o usuário ficar mais tempo do que o tempo estipulado no site. 3) Páginas / telas por sessão – o alvo é atingido quando o visitante passa por mais de X telas. Isso pode ser interessante se a proposta do site ou blog é o engajamento do usuário para o conteúdo disponível. 4) Evento – aqui pode significar muitas coisas. Mas, em geral, é quando algo “acontece” no site. Por exemplo, quando você clica em um vídeo, você preenche um formulário, clica em um botão de download e assim por diante. A coisa interessante sobre esta informação recolhida por Google Analytics é que são possíveis cruzar com toda a outra informação trazida pelo recurso. Para criar uma meta, vá para a guia Administrador e, em seguida, escolha a conta, propriedade e visita da propriedade para a qual deseja definir uma meta. Clique em Metas e em Nova meta.
Uma das funções do Marketing é medir o retorno sobre o investimento das atividades. Para isso, é comum separar ações por campanhas e pelo Google Analytics, você pode medir e seguir estas campanhas. Isto é, para o comerciante, é uma ferramenta muito significativa.
Claro, não são apenas estas funções oferecidas pela plataforma. Você pode criar painéis, realizar testes AB além de dimensões primárias e secundárias. A própria função de monitoramento de “eventos” abre uma gama muito ampla, tornando os mecanismos um pouco mais complexos. Mas, embora existam tantas possibilidades no Google Analytics, fazer o básico bem feito já ajuda a empresa a encontrar maneiras de otimizar e melhorar.
Grande abraço!
Marcelo Rodrigues