A internet é hoje um dos veículos de comunicação mais importantes para os brasileiros. Não é por acaso que vimos que no país muitas pessoas estão ficando viciadas em smartphones. Através da grande rede, não só é possível estabelecer contato com a mídia, é também um valioso mercado consumidor. Através de redes sociais, pessoas de gostos e desejos mais diferentes interagem e trocam experiências, mostrando perfis e padrões que, se bem utilizados, podem gerar bons resultados para a moda.
Isso ocorre porque o comércio eletrônico é cada vez mais uma avenida importante para as vendas. O Brasil é o terceiro país em termos de número de usuários da rede e, entre esses usuários, mais de 40 milhões comprados pela internet em 2013 (de acordo com dados do IBOPE). Redes sociais, então, são ferramentas para fazer pesquisa de mercado, atender o consumidor. Além disso, o rótulo que se aproxima das pessoas alcança maior sucesso em relação ao prestígio da imagem.
Um exemplo disso é o famoso designer Alexandre Herchcovitch. Através de Instagram, ele publica fotos não só de desfiles e suas peças, mas também de sua vida pessoal. Desta forma, aborda o consumidor, gerando uma identificação que pode ou não promover uma compra, mas que definitivamente reforça sua imagem.
Moda não é apenas sobre alta costura mostra. Ele precisa chegar ao público que está conectado, conectado a essa rede de informações e trocas de experiências. A marca precisa se conectar com seu consumidor, promover-se, usar a tecnologia em seu favor. É por isso que as redes sociais são o alvo de estratégias de marketing digital que ajudam a fortalecer marcas em todo o mundo.
É assim que a moda chega a um novo patamar. Paradas e editoriais perdem impulso, enquanto o engajamento digital inova buscando a informação necessária para alcançar essa consciência coletiva de um público conectado. Em todos os momentos, as pessoas post o que pensam, o que eles gostam e seus anseios. Esta é uma placa cheia para aqueles que querem vender e promover-se no mercado. As marcas interagem mais com seus consumidores através da internet e das redes sociais. Este processo de aproximação gera grandes resultados não só para a moda, mas para nós, os consumidores que são atingidos em nossos desejos para comprar.
O marketing digital é um benefício para ambas as partes hoje em dia. É hora de você levar isso a sério e vir conhecer o Mark Design!
Abraço forte!
Marcelo Rodrigues