2018 chegou e tenho certeza que você está querendo investir forte na sua empresa em mídias sociais. Acertei?
Bom, se a resposta é “Sim”, caro amigo, devo admitir: As mídias sociais estão dominando a forma de fazer um novo marketing. Não só pelas empresas grandes, as mundiais, mas como também a da “nano” e microempresa. Falo isso cheio de orgulho, porque sei que a internet tem espaço para todos. TODOS!
Bom, mas conversas à parte, a gente sabe que não é apenas uma página no Facebook ou um site que vai garantir boas vendas se você ficar parado, não é mesmo?
Por isso, decidi unir 5 dicas essenciais para você aplicar forte na sua marca e torna-la referência do seu segmento.
Quer saber como? Calma, que eu te explico.
Planejamento:
A primeira dica, que eu acho fundamental, para você fazer sua marca dar certo nas mídias é: Planejamento.
E eu não falo só de planejamento financeiro não, eu falo de tempo, demanda, fotos, tratamentos, resposta e atendimento ao consumidor. Tudo isso você precisa planejar para montar uma estratégia bacana para sua marca.
Para resumir bem esse tópico, te indico pegar papel e caneta, e assim fazer as anotações de acordo com alguns insights que vão aparecer por aqui. Combinado?
Com certeza você já possui uma página da sua empresa, seja no Facebook ou Instagram, certo? Então, você precisa fazer a analise de algumas informações para saber:
#1: Quantas curtidas eu tenho hoje e quantas eu quero ter daqui um mês?
#2: Quantos posts eu consigo fazer por dia? Lembre-se que quanto mais post você fizer, mais interação você terá.
#3: Qual melhor horário para postar nas redes sociais?
#4: Como é minha persona nas mídias sociais? Qual o comportamento dela? Qual a idade? Onde ela mora? O que gosta de fazer nas horas vagas?
#5: Quais produtos eu vou utilizar esse mês e quais serão os formatos: Vídeo, Carrossel, Álbum de fotos, Stories…
#6: Quanto vou investir nas mídias sociais?
Essa pergunta, com certeza, te deixa na dúvida…
Eu costumo explicar aos clientes que funciona da seguinte forma:
Pense em um carro. Quanto mais você enche o tanque, mais ele roda, certo? Com as mídias sociais funciona assim, também. O seu alcance depende muito da estratégia e do valor que você quer investir. Mas no mínimo (como dica) reserve 20% da sua verba para o marketing digital. Ok?
Pronto, com essas seis primeiras dicas do Planejamento, você já consegue montar um cronograma rico em informações.
Agora o próximo passo é estruturar e colocar em prática seu planejamento.
Estruturar:
Aqui vou te dar o exemplo da Maria. Ela é dona de uma loja de roupas no interior de São Paulo. Possui o perfil da sua empresa no Facebook e Instagram. Ela anotou todas as dicas acima e montou seu planejamento da seguinte forma:
Viu, como fica mais fácil quando a gente estrutura a campanha? A gente consegue analisar em larga escala as ações que dão resultado e quais mídias são mais favoráveis para determinado produto. E claro, quanto de investimento teve e o retorno. Fabuloso, não?
Agora vem a próxima parte, que particularmente, é onde eu me especializei mais.
Quem é a minha persona?
Você não vai saber a resposta se não fizer uma pesquisa direta com o seu cliente. Descubra as seguintes respostas, e a partir daí elabore a persona:
#1: Nome completo
#2: Idade
#3: Profissão
#4: Porque compra seus produtos?
#5: Estado Civil
#6: Possui filhos?
#7: O que gosta de fazer nas horas vagas?
#8: Quais seus sonhos, seus planos?
#9: Onde mora?
Maria entrevistou 20 pessoas e se surpreendeu quando visualizou a persona da sua empresa:
Prontinho! Maria tem em detalhes sobre a persona que frequenta a sua loja. E a partir deste momento, ela consegue definir os conteúdos que irá usar nas redes sociais e que poderão atrair mais pessoas iguais a Laura.
Veja:
Ahhh, dá até um alivio não é mesmo? Com as informações da persona, ficou muito mais fácil estruturar qualquer estratégia voltada para a persona Laura. Ufa!
SAC!
Bom, mas voltando ao foco, depois de planejar, estruturar e conhecer o persona você precisa (e muito!), estar presente nas mídias sociais no sentido de fazer o Atendimento ao Cliente, ou como costumamos chamar o SAC (Serviço de atendimento ao Consumidor).
É importante estar atento quando algum cliente chama a atenção querendo saber informações sobre determinado produto, preços, localização, formas de entrega, tamanhos e tudo mais.
Aqui na agência, por exemplo, a gente segue a regrinha do Reclame Aqui. Algumas delas são:
#1 – Estar preparado para as perguntas do cliente. Tenha por perto: endereço, telefone, tabela de preços, tamanho do produto, prazo de entrega, como funciona a troca em caso de produtos com defeito ou que não serviu…
#2 – Responda o cliente em menos de 24h, as mídias sociais como o Facebook, por exemplo, calculam o tempo de resposta e ranqueiam as informações na sua própria página. É muito chato quando a gente acha uma página de um produto e vê escrito “responde dentro de três dias”.
Bom, seu eu fosse um possível cliente desta página, não perderia um segundo do meu tempo em comprar produtos dele…
#3 Interaja de acordo com o seu persona.
Você já viu como a Netflix conversa com os seus clientes?
A Netflix é uma empresa jovem e o seu persona está antenado com a tecnologia, então brincar nas respostas e deixar a conversa mais divertida e gostosa faz parte da sua cultura.
Agora se a sua empresa não funciona assim, fale formalmente! O importante é responder o cliente e deixa-lo satisfeito.
#4 Fique de olho nas avaliações! A Internet está cheio de gente boa e de haters também! Qualquer insatisfação do cliente vai gerar sim uma reclamação, e infelizmente, reclamações faz mais fanfarra que elogios.
Então preste atenção: Cliente reclamou, procure saber melhor sobre “as dores da pessoa”. Faz sentido? Não faz? Calma, entre em contato com o consumidor, pegue o relato e de melhor maneira possível tente reverter a situação. Certeza de que se o trabalho for bem feito da mesma forma que ele reclamou, ele irá agradecer pelo atendimento e carinho.
#ficaadica!
Agora se a sua empresa tem muitas reclamações, o Facebook permite ocultar o ranking de estrelas. Aí, neste caso, é válido fazer isso por um tempo.
Atenção! As mídias sociais sabem quem são seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho, de classe, de infância… não adianta pedir para o coleguinha avaliar a página. Está bem? Isso não pontua na avaliação!
Invista em Hastags!
As Hastags são nossas amigas! Elas têm o poder de fazer sua marca ser encontrada em qualquer lugar do mundo. No Instagram, por exemplo, você pode usar até 30 hastags. Mas pense em estratégia e como a persona poderá chegar até você!
Voltamos à loja da Maria. Após postar um vestido estampado, olhe as tags que ela trabalhou:
Olha como fica bacana quando a gente separa as tags genéricas da específicas? A primeira parte a gente atrai um público geral: A Claudia que procurou a palavra “Roupa”, por exemplo.
E a segunda a gente atrai a persona específica: A Vivian que é de “Bauru”.
Bom, essas foram as cinco dicas fundamentais. Tenho certeza de que aplicar essas técnicas irá trazer um ótimo resultado para sua empresa.
Espero, de coração, que você tenha gostado!
Ah! E qualquer dúvida ou sugestões, por favor, entre em contato comigo através do site!
Até a próxima!
Mariana Paes é Social Media da Mark Design.
2 Comments
[…] aí que entra o Espetacular Gerador de Persona, no qual, já explicamos aqui no […]
[…] tempo atrás, falei sobre o comportamento do Persona. Lembra? É hora de colocar a sugestão em prática e entender quem são as pessoas que tem potencial de […]