Nunca se falou tanto sobre marketing digital para moda. Isso porque desde março de 2020 vivemos um momento crítico em razão da pandemia. O comportamento do usuário do mundo da moda, por exemplo, migrou com força para o mundo on-line.
Além de acessarem sites, redes sociais e o maior buscador do mundo, o Google, os usuários têm melhor experiência de compras das marcas que investem forte no marketing digital.
E é isso o que vamos ensinar para você hoje.
Infelizmente, vimos muitas marcas fecharem suas portas por não estarem preparadas para um mundo tão conectado, logo, estar presente no mundo digital é essencial para a saúde da sua empresa.
Mas como sair na frente da concorrência com o marketing digital se sua marca é pequena em comparação as grandes empresas de moda que estão conectadas na internet?
Não se desespere, a sua marca pode ter grandes resultados se você souber trabalhar de forma clara e objetiva. Assim, sem medir esforços, você irá conseguir ótimos resultados e sairá na frente da concorrência.
Estar a par de onde sua concorrência está já é um ótimo caminho. Faça um estudo detalhado de onde as marcas que você gosta estão no mundo online. Para te deixar ainda mais confortável fizemos uma lista de verificações (checklist) abaixo. Fique à vontade para imprimi-lo:
Quantos posts faz?
(exemplo: 3 posts por dia. 3 vezes por semana).
Posta mais foto ou vídeo?
Estilo de postagem:
( ) Novidades
( ) Promoções
( ) Institucional
( ) Campanhas
( ) Liquida
Quantos posts faz?
(exemplo: 3 posts por dia. 3 vezes por semana).
Posta mais foto ou vídeo?
Estilo de postagem:
( ) Novidades
( ) Promoções
( ) Institucional
( ) Campanhas
( ) Liquida
Quantos posts faz?
(exemplo: 3 posts por dia. 3 vezes por semana).
Posta mais foto ou vídeo?
Estilo de postagem:
( ) Novidades
( ) Promoções
( ) Institucional
( ) Campanhas
( ) Liquida
Como são categorizados os Stories?
( ) Dicas de Moda
( ) Apresentação de Produtos
( ) LIVE
( ) Comercial
( ) Institucional
Quantos posts faz?
(exemplo: 3 posts por dia. 3 vezes por semana).
Posta mais foto ou vídeo?
Estilo de postagem:
( ) Novidades
( ) Promoções
( ) Institucional
( ) Campanhas
( ) Liquida
Como são categorizados os Stories?
( ) Dicas de Moda
( ) Apresentação de Produtos
( ) LIVE
( ) Comercial
( ) Institucional
[ ] É e-commerce.
[ ] É institucional.
[ ] Possui blog.
[ ] Quantos posts faz?
(exemplo: 3 posts por dia. 3 vezes por semana).
[ ] Faz referências as redes sociais e WhatsApp.
[ ] Tem informações sobre prazo de entrega e política de qualidade.
Possui fotos profissionais?
[ ] Sim [ ] Não
Como é o estilo de foto?
Faz anúncios no Google ou nas redes sociais?
[ ] Sim. Em quais?
[ ] Não.
Trabalha com E-mail marketing?
[ ] Sim. Quantos envios de e-mails são disparados?
Quais são os assuntos dos e-mails enviados?
[ ] Não.
Quantos posts sua concorrência faz?
É o mesmo conteúdo para ambas as redes?
Como é o estilo de foto? Como você poderia fazer melhor?
Questione-se para entender a sua marca e entender onde você quer chegar. É claro que você deve levar em consideração alguns aspectos como: A Marca X possui Youtube e posta semanalmente, a Marca Y posta cinco vezes por semana no Facebook…
Se sua marca ainda não tem condições de contratar uma equipe especializada em marketing digital de moda, você pode dar mais relevância para uma ferramenta do que outra.
Por que você concorda que não faz muito sentido ter um canal no Youtube se você não tem tempo e nem mão de obra para postar vídeos, certo? E isso tá tudo bem, porque o ideal é você sair da inércia aos poucos e com o tempo entender onde o seu público realmente está. E por falar nisso…
Engana-se quem acha que os públicos das redes sociais são os mesmos. Há estudos que compravam que o perfil de usuários do Facebook é mais maduro que os do Instagram, e o TIK TOK predomina como público mais jovem. Seu site também poderá dar este tipo de informação, como por exemplo, em qual região do Brasil você vende mais.
Faça um estudo detalhado através das suas redes ativas e defina quem é o seu persona. Aqui em nosso blog já detalhamos sobre este assunto. Caso você queira mais informações, clique aqui e confira.
Com o entendimento de seu persona, fica mais fácil saber qual rumo tomar, e é aí que entra a sua criatividade.
Em nossa agência, por exemplo, trabalhamos com campanhas antecipadas. No mês de dezembro já estávamos focados nas campanhas de carnaval, assim conseguimos nos dedicar de forma tranquila e obter mais resultados de nossos clientes.
Outro fator que nos ajuda a trabalhar antecipadamente no varejo de moda é estar atento aos inícios das campanhas de estação. Para isso, usamos o Timing do Calendário da Moda Brasileira:
Com a ajuda deste calendário feito pela Trend2, conseguimos programar as campanhas de acordo com cada época e cada setor (atacado/varejo).
Com as informações acima já é possível elaborar algumas estratégias e caminhos para sua empresa. Como começar a campanha de lançamento das peças de Verão, ou então, se estruturar para as campanhas sazonais como Dia das Mães ou Dia dos Namorados.
O foco da criatividade neste âmbito está relacionado ao objetivo da marca, então seja simples e direto:
Segue algumas opções:
[ ] Vendas através do site.
[ ] Vendas através da loja.
[ ] Apresentação da nova coleção.
[ ] Reconhecimento da marca.
[ ] Geração de cadastros para mailing.
[ ] Gerar tráfego para o site.
Como dissemos acima, precisa ser específico. Tente não escolher tantas opções para não se perder na jornada de sua campanha > Dica de Ouro!
Sabendo quem é seu público é hora de definir a identidade da campanha. Se for um público mais jovem use uma linguagem mais informal. Se for um público mais feminino use uma linguagem mais adequada recheadas de notícias e informações sobre o mundo da mulher, como a Amaro que tem atualmente mais de 800 mil seguidores no Instagram.
A marca tem um posicionamento e propósito forte sobre empoderamento e diversidade, e isto é visível em todos os seus meios de comunicação (blog, posts, site e campanhas). Este tipo de comportamento é diferenciado e atinge o público que realmente gosta e quer consumir os produtos daquela marca
As cores dão significados a campanha e fazem parte da estratégia de marketing. Cores quentes, frias, cores neutras e por aí vai.
Elas são tão importantes e definem os sentimentos como confiança, otimismo, excitação e demais comportamentos.
Vamos adicionar aqui que a fonte escolhida também dá cara para campanha. É o arremate final de toda peça.
Como serão as fotos dos seus produtos? Terão modelo (serão feitas em estúdio ou externa)? Ou serão expostos em alguma bancada rústica?
Pense nos detalhes que fazem a diferença e na orientação de cada foto, como posts para feed (fotos horizontais), fotos para Stories (fotos verticais), fotos para banners no site e e-mail marketing (horizontais). O mesmo vale para os vídeos que acabam tendo mais destaque que imagens nas redes sociais.
Se você não possui nenhuma máquina profissional, não se preocupe. Os celulares atualmente tem ótimas ferramentas e poderão te auxiliar nesta parte.
Organização é a palavra-chave deste tópico. Ter todos os materiais em mãos neste momento é essencial para divulgar sua empresa.
Monitore as redes sociais para saber qual melhor hora de postar, e com base nestas informações, faça os agendamentos das imagens e textos. O ideal é fazer isso mensalmente, justamente para você ter tempo de tratar dos demais assuntos que envolvem sua marca.
Existem algumas ferramentas que poderão te auxiliar no gerenciamento de forma mais prática, e publicar os agendamentos (posts, stories, vídeos, reels) em diversas plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter e Google.
Confira as mais famosas:
MLABS
ETUS
POSTGRAIN
Ufa! Dá até um alívio no core quando conhecemos estas ferramentas, não é mesmo? Ah, e mais: Com elas você pode fazer o SAC da sua marca e analisar os relatórios mensalmente.
O mesmo acontece com as ferramentas de envio de e-mail marketing. Vale a pena dar um Google e conhecer algumas delas.
Sobre o SAC da marca, por aqui, seguimos as mesmas regras do Reclame Aqui. Respondemos diariamente todas mensagens encaminhadas. Veja: Diariamente. E não toda hora ou regularmente.
Isso porque algumas redes como Facebook e Google pontuam esse progresso, assim como a qualidade de suas respostas. Fazer este tipo de processo uma vez por dia dá maior visibilidade a página e mais interação para seus seguidores.
Num piscar de olhos muitas ferramentas se desenvolveram nos últimos anos e é incrível como conseguimos nos adaptar a todas elas. Por isso, é fundamental estar atento a todas as tendências que envolvem essas marcas.
Constantemente Facebook e Google apresentam novas formas de olharmos o digital de maneira diferente. Ano passado, o Google lançou uma plataforma de comércio eletrônico que ajuda os usuários a terem uma melhor experiência e a descobrir produtos em um formato de vídeo divertido, informativo e fácil de usar. O Shoploop ainda não está disponível no Brasil, mas vem conquistando grandes fãs pelo mundo afora.
Troque figurinhas com seus concorrentes ou pessoas do mesmo nicho. Obtenha importantes feedbacks para que possa aperfeiçoar sua marca no mundo digital.
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Divulgue, compartilhe e em caso de dúvidas, estamos sempre prontos para te ajudar.
Até a próxima!
Team Mark Design.
Textos: Mariana Paes / Thuane Kuchta
Direção: Marcelo Rodrigues
Designer: Leonardo Bergamini
Webdesigner: Rodrigo Scrideli