Muitas escolas ainda não se deram conta de como é importante fazer parte desta nova era digital. O mundo todo está conectado e ficar integrado com a internet, além de atrair mais alunos, você pode aprender muito com o marketing digital.
Abaixo separamos um material intenso para você aproveitar e aplicar passo-a-passo na sua escola e obter melhores resultados na captação e fidelização de alunos. Confira!
1) Site
Ter um site rápido e muito atrativo é primordial para todas as instituições de ensino. Isso porque (como já disse em nosso blog algumas vezes), o site é o cartão de visita da sua empresa. É ele que vai atrair ou fidelizar o seu público.
O site precisa ter a identidade da sua escola, ou seja, seguir as normas e respeitar os padrões de cores e logo atribuídas por ela.
Além disso, o site precisa expressar a missão da sua instituição. Assim, os pais, ou até mesmo o aluno, poderão se identificar com a sua proposta.
Utilize fotos de alunos e mostre a estrutura da sua instituição. Apresente como ela funciona, seus horários, turmas e propostas diferenciadas de outras escolas.
Importante: O site precisa ser acessado de todos os dispositivos possíveis, para isso, procure uma agência que trabalhe com layouts responsivos e de qualidade, como os da Mark Design ;).
2) Blog
Atualize sempre o blog da sua escola. Além de favorecer o ranking orgânico das ferramentas de busca, um blog atualizado, gera engajamento.
É muito relevante quando uma escola fala sobre um tema atual, ou algo bem específico como o bullying. Além de ser algo informativo, o blog cria laços com o leitor e faz com que a marca seja lembrada em casos exclusivos.
Esse trabalho pode ser feito através de um cronograma montado pela própria escola, onde com a ajuda da gestão, especialistas e professores poderão abastecer o blog semanalmente, afim de não sobrecarregar os profissionais engajados nesta missão.
É ideal que o blog seja atualizado uma vez por semana com textos e fotos.
Para te ajudar criamos uma tabela de como o cronograma poderia funcionar perfeitamente em sua escola:
Semana: | Responsável: | Matéria: | Assunto: | Público Alvo: |
1ª Semana / Abril | Profª Sueli | Português | Cinco livros para ler antes do vestibular. | Alunos (14/17 anos) e pais de alunos. |
2ª Semana / Abril | Profº Marcos | Música | A música e o desenvolvimento das crianças | Pais de Alunos (1 a 6 anos). |
3ª Semana / Abril | Profª Aline | Psicologia / Comportamento | Déficit de Atenção pode ser reconhecido desde cedo. | Pais de Alunos (1 a 6 anos). |
4ª Semana / Abril | Profª Luiza | Matemática | Como a Copa do Mundo pode ajudar o seu filho na matemática. | Alunos de todas as idades e pais de alunos. |
Acredito que com essa visualização, fica mais fácil entender como um blog poderá gerar trafego e resultados à sua escola.
3) E-books
Assim como o blog tem uma função ímpar no site, os e-books não podem ficar de fora para captação de novos alunos.
Isso porque o site se torna ainda mais valioso em oferecer conteúdo para seu público alvo.
Imagine, que, além de todas as informações necessárias, ainda existe um download exclusivo para trabalhar um tema exclusivo?
Já pensou?
Com os e-books você pode trabalhar, por exemplo, a “visão da escola nos dias de hoje”, ou explanar um pouco mais sobre a “adaptação do pequeno no berçário – Como é feito esse desvinculo entre mãe e filho em período escolar?”
Acredito que estes assuntos têm sua significância e público para isso. Estou certa?
A ideia dos e-books, além da informação em si, é de captar leads para sua base de e-mails. Ou seja, quem deseja baixar o livro virtual, precisa preencher os dados relevantes para a escola.
A base destes cadastros vai ser utilizada para o próximo tópico que eu vou explanar.
4) E-mails
O uso de e-mails, acredito eu, tem um grande potencial para as escolas trabalharem. Ele é assertivo, direto e chega até o seu público sem nenhum esforço.
Não, não estou falando de listas compradas ou mailings que muitas pessoas baixam por aí.
Estou falando do cliente em potencial que quer realmente receber informações sobre a sua escola.
Eles estão no cadastro de alunos do seu Sistema Interno e nos que baixaram os seus e-books.
Perceba: ambos são leads em potencial. Um é para fidelização, que são de alunos que já estão na sua escola e você precisa trabalhar com conteúdos de nutrição, e o outro, é o que conhece a sua escola, mas precisa saber mais dela para ter certeza de que é a instituição certa para o seu filho.
Você pode trabalhar com campanhas de e-mail marketing distintas para os dois públicos, mas utilizar os mesmos propósitos, que é interagir e saber mais sobre a pessoa que recebe as notícias através dos e-mails.
5) Redes Sociais.
As redes sociais podem ser utilizadas pela sua instituição de ensino. Podem não, devem!
Através de conteúdos atrativos é possível se sobressair na frente de outras escolas e gerar engajamento com os pais.
Quando existir uma atividade diferenciada na escola, publique.
Quando os alunos fizerem alguma experiência inusitada, publique.
Quando tiver uma inovação na escola ou uma busca pelo aperfeiçoamento da mesma, publique.
Você já notou que quando os pais acham seus filhos nas fotos, a tendência dele compartilhar a imagem é maior que qualquer outro assunto?
Os pais se interessam pela educação do filho, e saber que ele está empenhado em algo na escola, o satisfaz, sim!
Apesar das redes sociais darem um pouco de trabalho, estar presente nesses meios é algo muito poderoso. Isso porque nas redes sociais você pode trabalhar com o público que você quer realmente atingir.
Com os investimentos em Ads (Advertisements) é possível segmentar a publicação, de acordo com idade, comportamento, região, nível educacional, classe social e renda.
Para isso, você irá precisar de um budget para definir quanto irá investir em redes sociais e assim mensurar o ROI do valor investido x taxa de retorno.
Qual a periodicidade das publicações?
Isso vai variar de acordo com o trabalho da sua escola. No Instagram, por exemplo, esse trabalho é mais intenso por conta da sua timeline, o ideal seria umas cinco publicações variadas por dia munido das hastags personalizadas – Veja o conteúdo completo aqui!.
Já no Facebook, o ideal é postar pelo menos uma vez ao dia com post de nutrição e duas vezes por semana com post de atração, como campanhas de rematrículas e descontos para novos alunos.
6) Google Adwords.
Você precisa se conectar com o maior motor de buscas da internet, o Google. Ele é o maior buscador da era digital, é ele quem atrai o público em potencial para o seu site.
Mas aí, você me pergunta: Existem milhões de sites do mesmo ramo que o meu. Como o meu cliente irá me encontrar?
Com o Google Adwords é possível segmentar os anúncios de acordo com o público, país, cidades ou raios por km, e assim encontrar o cliente certo para sua escola.
A sua ferramenta é muito parecida com as das redes sociais (Facebook e Instagram), porém para este trabalho, indicamos a ajuda de um profissional qualificado, que além de fazer campanhas criativas, deve-se apresentar relatórios sobre os resultados dos valores investidos (ROI).
7) WhatsApp
Quer ter um canal direto com os pais e receber o feedback sobre a sua escola? Quer saber quais as principais dúvidas que os pais têm durante o período letivo? Então você precisa contar com o WhatsApp para alavancar sua instituição de ensino.
Mas Mariana, o WhatsApp é uma ferramenta que consome muito tempo e pode ser um canal de reclamação direta para minha escola!
Bom, se a sua preocupação é essa, então com certeza você irá descartar este tipo de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Mas antes de fazer isso, saiba que existe uma nova atualização desta ferramenta que é voltada para empresa. Nela é possível colocar respostas automáticas, horários de atendimento, e etiquetar as mensagens por ordem de prioridade.
Assim como também é possível saber quantas mensagens foram respondidas no mês, em quanto tempo e se foram resolvidas positivamente ou não.
Resolver questões, reclamações ou sugestões via WhatsApp pode fazer com que seu cliente se sinta importante. E para sua escola, uma opção de por exemplo, não ver seu nome no Procon ou Reclame Aqui!
E aí, o WhatsApp pode ajudar a sua escola?
Espero que tenha gostado do conteúdo deste mês. Saiba que a Mark Design trabalha constantemente nesta área afim de solucionar todas as suas dúvidas referentes as instituições de ensino no marketing digital, afinal temos expertise e vivência no assunto.
Que saber mais sobre marketing digital educacional? Entre em contato com a gente agora mesmo, teremos um imenso prazer em tirar todas as suas dúvidas e mostrar nossos cases de sucesso!
Precisa de uma agência que pensa?
Até a próxima!
Mariana Paes é Social Media da Mark Design.