E quando dizemos negócio, estamos abrangendo todos os tipos de produtos e serviços existentes no planeta (porque todos eles são possíveis de vender pela internet). Porém, antes de sermos mais específicos e nos aprofundarmos mais com algumas dicas de marketing digital, gostaríamos que você se atentasse as seguintes informações.
Recentemente o Valor Econômico noticiou que o marketing de performance focada na estratégia do mundo digital, consome, em média, 8 milhões de dólares ao mês das verbas dos bancos tradicionais brasileiros e ainda complementa que até 2023, 50% dos orçamentos em publicidade devem ser destinados ao ambiente online.
A estratégia não se constrói da noite para o dia. Ela exige muitos estudos, pesquisas, campanhas, medir e melhorar ROI e analisar os resultados por segmentos.
Com o impacto do coronavírus, diante de toda pandemia e quarentena, houve um crescimento considerável das empresas que até então não tinham presença online.
A procura pelo marketing digital no Google chegou no auge histórico entre os dias 29 de março e 4 de abril. Segundo o G1, a palavra-chave Delivery teve seu maior índice de buscas, ou seja, as pessoas estão mais tempo online e a procura de produtos e serviços personalizados.
Se você é do time que nunca teve nenhum tipo de negócio online, o ideal é começar agora e sem nenhum custo. Abaixo listamos algumas ferramentas gratuitas que sua empresa precisa estar presente: As Redes Sociais!
Uma plataforma poderosa para estar perto do seu público.
Se você quer mais detalhes sobre como esta ferramenta funciona e como ela pode te ajudar nos negócios, acesse agora mesmo nosso conteúdo clicando aqui.
Há quem diga que esta rede está escassa. Mas a verdade, é que ter uma página no Facebook pode trazer muitos benefícios para sua empresa. A plataforma possui um público maior e mais maduro que o Instagram.
Aproveite para postar conteúdos relevantes sobre a sua marca. Conte histórias, apresente depoimentos de clientes, mostre para as pessoas como a sua empresa se porta perante a quarentena e quais são seus diferenciais. Mas é importante ressaltar que para estar em evidência nesta plataforma, você precisa ter uma rotina de postagens para que sua base de curtidores receba suas notificações. Aproveite para trabalhar com o Messenger e fazer um SAC incrível com seus clientes.
Outra plataforma ideal para utilizar a seu favor, é o Instagram. Essa rede possui, além de fotos icônicas de um grid personalizado, outras ferramentas ideais para apresentar sua marca como Stories e IGTV .
As postagens no Instagram, entretanto, também devem respeitar uma rotina de pelo menos 1 post por dia e os horários devem ser definidos de acordo com o horário nobre de seu público.
Outra ferramenta que você precisa estar presente é o nosso queridinho Youtube. Sim, essa rede social é fundamental para qualquer empresa. Apresente seus projetos, sua equipe, seus produtos e conquiste uma legião de fãs que poderão conhecer melhor seu trabalho.
Com quase 500 milhões de usuários, o Linkedin é uma rede social voltada para negócios. Muito além da apresentação de um currículo, a plataforma vem ganhando notoriedade das empresas e seus usuários.
Participe de grupos, publique conteúdos interessantes sobre a sua marca e tenha conexões.
Para muitos é uma rede social ainda tímida, já para outros, um portal de oportunidades para fazer sua empresa ganhar ainda mais destaque. Basicamente esta ferramenta funciona como as demais, onde se publica foto/vídeo e insere legendas para atrair os clientes.
A diferença é que esta rede é do próprio Google, o maior buscador de todos os tempos. Abastecer sua página pode dar mais visibilidade para sua empresa e arrecadar bons clientes através dela.
Se ainda assim, sua empresa precisa de mais ferramentas para estar presente no meio online, então você precisa de uma equipe capacitada.
Essa ajuda precisa vir de uma agência séria onde os profissionais precisam estar preparados para as demandas emergenciais.
Com isso é possível construir, mensurar e administrar diversas ferramentas como:
Site: Seja ele institucional, comercial ou e-commerce, o seu site precisa estar atualizado incluindo as tecnologias e aplicações de acordo as normas da W3C.
Isso quer dizer que com essas aplicações técnicas o seu site terá fácil navegação e aberturas nos mais variados dispositivos de web.
E-mail Marketing: Um forte aliado para suas estratégias de marketing estarem a todo vapor é mandar e-mail para sua base de clientes.
Novidades, promoções, dicas de utilização de produtos e serviços e os mais variados e criativos e-mail são ótimas opções para deixar sua marca em evidência. Contudo, assim como toda ferramenta que citamos, para se fazer um e-mail marketing é preciso de uma ferramenta de disparo de acordo com o número de sua base e também precisa seguir algumas regrinhas para que seu e-mail não caia no spam. Temos algumas dicas valiosas neste post aqui.
Campanhas: Eventualmente, como vemos nas emissoras, para fazer comerciais e ter o maior número possível de alcance (seja em horários específicos ou nobres), é preciso investir.
Estar em destaque na internet, certamente significa fazer diversos tipos de campanhas. Abaixo vamos dar algumas dicas de quais ferramentas utilizar.
Google Ads: Lembra que falamos que uma das redes sociais mais poderosas para fazer seu negócio andar é o Google Meus Negócios? Pois bem, falamos isso exatamente por conta desta ferramenta aqui.
É o principal serviço de publicidade da Google, porém é uma das diversas ferramentas que existem hoje.
Basicamente o Google Ads consiste em anúncios em forma de links relacionados às palavras selecionadas (palavras-chave) que o usuário faz em sua pesquisa. Contudo, é um modo de segmentar e ser encontrado facilmente. Funciona em esquema de leilão (quem pagar mais tem maior relevância) e pode se personalizado de acordo com comportamento do público, idade, sexo e região.
Facebook ADS: Assim como o Google, o Facebook não dá ponto sem nó. E anunciar nestas ferramentas é essencial para todas as empresas que apostam no marketing digital.
Também com sua gama de produtos, o Facebook Ads tem como função principal fazer sua empresa ser achada pelo cliente certo e na hora certa. Através de campanhas internas dentro de suas redes sociais – Facebook e Instagram (e agora externas também através do PIXEL), a máquina de Mark Zuckerberg está muito além de conectar pessoas.
Sua publicidade é uma das maneiras mais estratégicas de alcançar e trazer audiência para sua marca através de anúncios direcionados como impulsionar publicações, promover página, converter ou aumentar o número de pessoas em seu site, alcançar pessoas próximas ao seu estabelecimento, adquirir uma oferta e por aí vai.
As campanhas são criadas dentro do Facebook Ads Manager, uma ferramenta mais profissional e assertiva que a anterior.
Com todas essas ferramentas em mãos, o ideal é planejar cada passo, e mensurar todas as campanhas aplicadas.
Em dias como estes, a nossa melhor forma de ajudar é compartilhar nosso conhecimento. Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo.
Até a próxima!
Por: Mariana Paes e Rodrigo Oliveira.