Nascido há pouco mais de um ano, o Instagram TV, conhecido como IGTV, surgiu com a promessa de ser um forte concorrente do Youtube. Mesmo depois de meses, a ferramenta ainda tem cara de novidade, porém se firmou como uma alternativa bem funcional para os produtores de conteúdo.
Para entender qual o melhor para sua marca – e seus clientes – é importante conhecer primeiro as principais características e diferenças entre ambos.
Quando surgiu, o IGTV tinha um grande diferencial apresentado logo de cara: vídeos apenas na vertical. Por muito tempo, a ferramenta só aceitou esse formato e, mesmo agora permitindo vídeos na horizontal, o layout e toda sua funcionalidade giram entorno da verticalidade. Isso porque o IGTV foi criado com foco total no mobile e surgiu dentro do próprio Instagram.
Para postar, basta criar uma conta – separada de sua atual do Instagram – e começar! A ferramenta suporta vídeos de até 10 minutos de duração para usuários comuns e de até 60 minutos para contas verificadas; e em resolução de até 4k (o que é bastante para telas de celular).
Tanto para criar posts como para visualizar os de seu interesse, a interface é bem limpa. Além disso, o IGTV tem uma espécie de “analytics”, que permite ao usurário acompanhar o desempenho de cada vídeo postado, com base em suas visualizações, curtidas, comentários e retenção do público, que mostra qual a parte mais assistida do seu conteúdo e em qual momento o público abandonou o vídeo.
O gigante do audiovisual para a internet dispensa apresentações. Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o Youtube se firmou como a principal plataforma de vídeos da internet e até ganhou um nicho próprio de mercado com os famosos youtubers.
Além da alta qualidade de imagem e de aceitar vídeos na horizontal e na vertical, sempre adaptando o player de acordo com o formato, suporta conteúdos de até 15 minutos para usuários comuns e até 12 horas (!) para contas verificadas.
Um dos principais diferenciais do Youtube em relação ao IGTV são os anúncios, odiados por quem assiste, adorados pelos criadores de conteúdo, já que suas visualizações se convertem em dinheiro para os donos dos canais. Desde a sua criação até agora, o IGTV permanece sem ferramentas de monetização.
Tudo depende do seu estilo de negócio e do seu conteúdo. Se você quer investir em vídeos mais profissionais e pensa até na criação de uma série de videoaulas, por exemplo, o ideal é apostar no Youtube.
Mas se você não tem grandes pretensões e quer apenas uma alternativa a mais para manter seu público envolvido com sua marca por meio de vídeos mais rápidos e descompromissados, o IGTV é a pedida!
As duas plataformas são diferentes e se encaixam em negócios diferentes. Estude o comportamento do seu público, entenda se ele está mais no mobile ou no desktop, se está disposto a ver vídeos de mais de 15 minutos ou não e, a partir daí, faça sua escolha.
Para analisar essas diferenças e criar conteúdo para a ferramenta escolhida, conte com quem entende de conteúdo. A Mark!
Espero que este texto tenha clareado um pouco os horizontes sobre as duas plataformas.
Nos vemos na próxima postagem!
Talita Pauletto