Estamos a um mês da Black Friday, uma das datas mais esperadas do comércio mundial!
Para ter uma ideia, segundo o portal O Globo, a Black Friday do último ano roubou a cena do Natal e quebrou recorde de vendas.
Como já falamos, manter uma estratégia para a data é fundamental para colocar sua empresa no jogo e garantir bons resultados.
A melhor parte é que, se executada de forma correta, tal estratégia pode fidelizar seu público e garantir boas vendas durante todo o ano.
Preparado para as cinco dicas de ouro?
Parece mais do mesmo, mas é importante lembrar. Não adianta nada oferecer o melhor produto, serviço ou preço se o seu público não souber.
Na Black Friday, a coisa fica ainda mais séria, pois o consumidor já está se preparando para comprar, aguardando a data com ansiedade e, muitas vezes, dinheiro no bolso.
Ou seja, informe seu público sobre as promoções!
O ideal é que toda a divulgação seja feita com antecedência, mas se você se embolou na estratégia, não se desespere, ainda dá tempo.
Ações simples, como stories e banners temáticos nas mídias sociais e no site manterão seus compradores atentos e instigados a conferirem seu negócio na data.
Uma coisa que ninguém quer na Black Friday, ou qualquer outra época, é receber má reputação entre os compradores.
Se seu objetivo for fidelização de clientes, é preciso redobrar a atenção.
Avaliações negativas acontecem por um único motivo: o cliente se sente enganado. Seja por não receber o produto desejado, por frete demorado ou qualquer outra divergência entre a compra e o recebimento do produto ou serviço.
Para que isso não aconteça, seja transparente com seus compradores, inclusive na hora da divulgação.
Um bom exemplo é ressaltar que a data de entrega pode sofrer alterações devido à demanda da data, evitando assim reclamações sobre o assunto.
Com seu público atento sobre suas ações para a Black Friday, chegou a hora de vender!
Imagine a cena: diversos compradores chegam até o seu site, mas o link do banner principal não leva a lugar nenhum ou os preços divulgados não batem com os anunciados.
Pior ainda, a compra foi feita e, depois, com a caixa de entrada cheia de dúvidas, os seus clientes ficam sem respostas e insatisfeitos antes mesmo de receberem o produto.
Para evitar essas e outras surpresas desagradáveis durante a data, esteja preparado.
Prepare respostas automáticas sobre as principais possíveis dúvidas, deixe sua equipe de SAC atenta e teste o site antes do Dia D.
A Black Friday não é liquidação! Ou seja, seus melhores produtos deverão estar à venda na data, não os que estão pegando poeira no estoque.
Com preços irresistíveis e ofertas reais (nada de vender pelo “dobro da metade”, hein), é a chance de fazer com que o público deseje um produto da qual, muitas vezes, nem sabia que queria.
É aí que você tem a chance de fazer o cliente se apaixonar e não ser só mais um “comprador de Black Friday”.
Lembre-se de que os detalhes são importantes! Capriche não só no produto, mas também nos detalhes, como embalagem.
Vendeu bem na Black Friday e envolveu seu cliente com um produto incrível e um serviço transparente? Chegou a hora do pulo do gato na hora de fidelizar um comprador.
Mantenha a lista de clientes da data em mãos e crie estratégias para esse público!
Por exemplo, se você vendeu um produto que possui refil, ofereça cupons de desconto para o cliente perceber que é vantajoso fazer negócio novamente e que seu site não foi só um “amor de Black Friday”.
Torço para que este conteúdo ajude a sua empresa a fazer muitos clientes felizes (e fiéis)!
Até o próximo post!
Talita Pauletto