Nem dá para acreditar que já entramos praticamente no meio do ano.
2019 passou rápido demais e se a gente não se atentar, a concorrência voa também. Por isso, apresento para você um material rico para investir na próxima campanha, a do Dia das Mães!
Antes de falarmos sobre as campanhas em si, é importante ressaltar, que a data de Dia das mães está entre as mais importantes para o comércio de varejo. Sendo assim, veja a data como uma ótima oportunidade para seus negócios, já que é tempo de aumentar suas vendas.
Como a data comemorada cai no segundo domingo de maio, temos tempo de correr com as campanhas atrativas e de resultado para o marketing digital.
Mas sem planejamento, não temos como fazer uma análise de retorno de investimento. Não é mesmo?
Então, vamos ao que interessa?
Planejamento!
Planejamento é a palavra-chave da sua campanha, e definir isso com antecedência, faz toda diferença na hora de colher os resultados.
Monte um cronograma de ações que irá fazer com sua marca.
Lhe falta criatividade? Calma, eu te ajudo!
A primeira dica do planejamento é: Saia do Quadrado!
Para sair do quadrado é preciso saber qual o objetivo da sua campanha. Por exemplo: aumentar as vendas do seu site em 20%.
Se o objetivo foi definido é hora de reunir sua equipe!
Reunião com o Time!
Reúna sua equipe, e conheça seus clientes através dela. Entenda qual o real comportamento do seu lead na área digital.
Algum tempo atrás, falei sobre o comportamento do Persona. Lembra?
É hora de colocar a sugestão em prática e entender quem são as pessoas que tem potencial de compra nesta data especial. Defina com seu time:
Sobre seu persona:
homem ou mulher?
Qual a idade?
O que ele (a) gosta?
Qual produto ele (a) mais procura?
Qual horário está nas redes sociais?
Quais os desafios ele tem em adquirir o seu produto?
Como a sua empresa pode ajudar?
Com o persona e objetivo definidos você está apto a montar um cronograma de sucesso, afinal você tem todas as informações em mãos.
Uma campanha de sucesso precisa da sua criatividade. Fugir dos estereótipos faz toda diferença nesta ocasião. Por isso, a análise de comportamento é ideal para esquivar-se de alguns conceitos.
É muito comum vermos campanhas de Dia das Mães, com uma mãe “tradicional” em uma cozinha, ou em um shopping.
Que tal explorar melhor este conceito e transformar essa mãe em algo mais realista?
As mães de hoje são modernas! Por conta da necessidade, elas ficam mais tempo fora de casa do que com os filhos.
As mães atuais nem sempre vivem com uma figura masculina. Nem todas as mães tem filhos biológicos e a maioria das mães são independentemente financeiras, sim!
Então pense em uma campanha que também remeta a conscientização e o empoderamento das mulheres!
É hora de preparar as promoções!
Com a campanha ajustada, é hora de aplicar as promoções. Descontos especiais, brindes atrativos, frete grátis, código de descontos. Todas essas ações devem ser consideradas, tanto nas lojas físicas, quanto no digital.
Mas de nada adianta, se não avisar o cliente antecipadamente. Vamos para o próximo item?
E-mail Marketing!
Tão poderoso quanto a sua campanha, o e-mail marketing é uma peça fundamental para a comunicação da sua marca.
É hora de avisar o cliente sobre a novidade e atrair quem está interessado, mas para isso, é preciso criar uma rotina de disparos, até para ganhar confiança de quem os recebe.
E-mails atrativos requerem alguns cuidados, o primeiro é que você precisa de autorização para enviar conteúdos ao cliente, tudo isso para não cair na black list.
Você pode conhecer todas as regras e dicas em nosso blog.
Redes Sociais!
O que seria da nossa estratégia digital sem as redes sociais? É lá que o seu público fica a maior parte do tempo! Esteja conectado sempre que puder, e utilize conteúdos de relevância para atrair seus clientes.
Não replique as promoções com as mesmas fotos. Use conteúdos ricos e de engajamento. Se a sua marca vende roupas e vai dar frete grátis ao cliente, mostre os benefícios, apresente as roupas que entram nesta promoção.
Diga a sua cliente o quanto ela fica especial com os seus produtos!
Abuse dos vídeos na timeline, stories e IGTV.
Site!
E o seu site? Já está com a campanha de dia das mães?
Faça uma home personalizada com banners e produtos em destaque. Apresente ao cliente os benefícios de comprar para este dia especial.
Crie uma página no site só com produtos tendenciosos que arrancam suspiros do usuário. Deixe-o se sentir especial, porque é isso que ele é para você!
Uma ótima sugestão é utilizar os códigos de descontos para finalizar a compra, seja criativo de acordo com cada cupom.
Por exemplo:
Sempreela
Minhamãemerece
Supermãe
Mãedescolada
Meuamoréseu
Material Rico!
Materiais ricos servem de iscas para atrair o cliente. Um infográfico apresentando cada estilo de mãe e o presente certo, por exemplo, pode ser uma alternativa de vendas.
Outra alternativa são os posts-blog. Cada dia da semana, dê dicas de tendências e roupas que estão em alta na estação. Dicas de joias ou qual look combina mais com estilo de cada mãe, são algumas das sugestões.
Atenção Redobrada!
Agora que você tem todas as ferramentas e dicas em mãos, organize seu estoque e prazo de entrega.
Evite atrasos. Ofereça opções de entrega expressa, afinal o produto precisa chegar antes da data.
Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje!
Até a próxima!