Todas as organizações estão sujeitas a passar por situações de anormalidade e tensão, de maior ou menor intensidade. Mas, e quando a anormalidade atinge níveis globais, como a Covid-19? Claro que, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores é prioridade, mas as empresas também precisam se preocupar com outros itens essenciais, como a gestão de incidentes, as comunicações com seus públicos-alvo e ganhos financeiros. Por isso, a questão é: sua empresa sabe o que é um bom Gerenciamento de Crise e como ele é essencial para um momento como este?
Se a resposta for não, então preste atenção a este texto. Só o Gerenciamento de Crise é capaz de reduzir e minimizar os impactos causados por momentos de desequilíbrio. Nosso momento atual, por exemplo, já pode ser considerado um período de crise iminente. Logo, saiba que o seu posicionamento e suas ações agora reverberam por muito tempo, deste modo, precisam ser assertivos!
Veja como proceder.
Claro que as medidas contingentes dependerão do ramo de atividade da organização e das características do seu negócio, e contando uma equipe especializada será mais fácil segmentar as ações, no entanto, algumas medidas são pertinentes à todos. Siga essas dicas!
Neste momento é importante buscar soluções fora da caixinha para manter a empresa funcionando e evitar a paralisação total. Obviamente, todos precisam seguir as medidas ordenadas pelo Ministério da Saúde, mas chegamos em um ponto onde empresas que talvez nunca tenham considerado a utilização do e-commerce, por exemplo, precisem rever isso. Por isso, veja o o cenário atual como uma oportunidade para se reinventar e repensar os seus modelos de negócio, se preciso.
Uma situação como esta em que vivemos com o Coronavírus afeta à todos, mas até que ponto ela te afeta diretamente? É preciso se identificar em meio ao caos e estar preparado antes mesmo da crise chegar, efetivamente, até você. Afinal, quanto mais você antecipar possíveis cenários, mais segurança e menos prejuízos terá. Dito isso, estabeleça protocolos iniciais de comunicação nas suas redes e canais de atendimento e dê a atenção devida a áreas como de recursos humanos, financeiros e operacionais.
Um bom gerenciamento de crise exige um monitoramento eficiente de notícias sobre a COVID-19, sobre a sua companhia e sobre assuntos que possam interessar ou afetar, de alguma forma, aos negócios (não apenas o seu, mas como um todo). É importante acompanhar, por exemplo, dados da economia, os movimentos da concorrência, as menções de clientes/pacientes, captar as reações do público às ações da empresa, entre outros.
Vale lembrar, que nesta etapa, contar com a ajuda da tecnologia das ferramentas de automação faz a diferença e te poupa muito tempo.
As mensagens de uma empresa durante uma crise devem ser autênticas. Isso significa divulgar o ponto de vista da organização de forma ágil e objetiva, visando eliminar possíveis polêmicas. É preciso também que o conteúdo converse com todos os públicos-alvo da organização (aqui, vale a ressalva: esperamos que você tenha seus públicos-alvo bem esclarecido, ok? é parte essencial de qualquer estratégia!). Em crises passadas, vimos algumas empresas se concentrarem muito em grupos específicos, como investidores, enquanto negligenciavam outros, como clientes ou fornecedores. Ou seja, esqueciam que boa parte de uma estratégia eficaz de comunicação deve estar centrada em garantir a segurança de sua força de trabalho.
Por isso, prepare-se, pois as pessoas impactadas com o seu serviço procurarão respostas, orientações e comunicações regulares da sua organização e elas devem encontrar.
Falando em comunicação transparente com o seu público, agora é a hora de você abusar ainda mais das ferramentas digitais para fidelizá-los e entretê-los! Mostre que sua empresa se preocupa com a saúde de todos e está fazendo tudo para minimizar os problemas, mas não se apegue apenas a isso, aproveite também para gerar conteúdos interessantes, afinal, muitas pessoas estão em casa no momento.
Nesta etapa, vale desenvolver planos de ação para retê-los e divulgar nas suas redes sociais, como algumas facilidades de pagamento, promoções e afins.
Reuniões são necessárias (não presenciais, obviamente)
Não esqueça das reuniões sistemáticas para reavaliação dos cenários da crise, dos riscos eminentes, e das ações a se tomar. Essa revisão dos cenários e protocolos deve acontecer até que exista a completa recuperação da normalidade.
Mas calma, você não precisar passar por isso sozinho!
Confie em quem entende do assunto! O tempo é de incertezas, é verdade, mas nós da Mark Publicidade temos um recado para tranquilizar você.
Enquanto muitas as empresas e negócios navegam por território desconhecido, como pode ser o seu caso, permanecemos comprometidos e focados em levar os melhores resultados para os nossos clientes. Mas, por que estamos tão seguros e confiantes? Porque marketing não se alimenta apenas de metas cumpridas.O marketing vai muito além disso. E o Gerenciamento de Crise é apenas uma das cartas na manga.
Por isso, em um cenário complexo como este, deixe sua marca na mão de quem entende do assunto. Muitas pesquisas já revelaram que algumas empresas emergem mais fortes – e até experimentam crescimento de receita – após uma crise, enquanto outras hesitam. A sua pode ser uma delas. Para isso, conte com a nossa equipe especializada. Estamos juntos nessa!