O marketing digital assumiu um grande protagonismo nos últimos anos. Em 2023 não será diferente. Essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço já que as redes sociais e demais ferramentas que permitem acompanhar métricas e fazer automações possuem atualizações constantes para buscar mais assertividade para as estratégias das marcas.
Plataformas como a RD Station, uma das principais do segmento de marketing digital, apontam algumas tendências para o mercado. O RD Summit deste ano, evento que traz perspectivas, atualizações e lançamentos da RD Station, indicou que uma das mais fortes tendências para 2023 é o aprofundamento nas vertentes de Conversational Marketing (Marketing Conversacional) e Marketing de influência.
Quer saber como utilizar essas tendências para fazer seu negócio crescer?
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Como o próprio nome sugere, essa vertente de marketing diz respeito às conversas. Qual a principal rede social que vem a sua mente quando falamos de troca de mensagens instantâneas? Aposto que você pensou no WhatsApp. E está certíssimo! De acordo com pesquisas realizadas pelo Infobip, 99% das pessoas têm o aplicativo instalado em seus smartphones. No Brasil, essa é a rede social mais utilizada, com cerca de 165 milhões de usuários.
Como uma rede de massa, o WhatsApp tem um grande potencial a ser explorado. Visando facilitar o relacionamento com o cliente, a RD Station trouxe novos recursos para melhorar a comunicação e, consequentemente, gerar mais leads e escalar resultados.
Dentre as novas funcionalidades da plataforma, está a possibilidade de disparar mensagens automaticamente com o envio de ofertas, notificações e pesquisas de satisfação. Houve o lançamento de uma extensão gratuita chamada “WhatStation” que permite criar mensagens, tarefas e salvar históricos de conversas sem precisar sair do WhatsApp Web. A RD Station afirma que clientes que fazem uso dessa extensão fecham até 40% mais vendas.
Além disso, a RD Station também oferece para contração à parte a ferramenta TALLOS: uma solução que integra WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram Messenger e Telegram. Essa ferramenta possibilita a criação de chatbots humanizados que facilitam e agilizam o atendimento ao cliente.
Outra forte tendência para 2023 é o marketing de influência. A maioria esmagadora dos usuários de redes sociais já se depararam com alguma propaganda que utilizava dessa estratégia para gerar vendas ou posicionar uma marca.
O marketing de influência é eficaz e muito popular, sobretudo no Brasil. De acordo com Paulo Guilherme Leal, especialista em Marketing Estratégico e Empreendedorismo, os brasileiros são os mais influenciados por esse tipo de publicidade.
Escolher o influenciador digital adequado para promover seu serviço é um fator determinante. Através do marketing de influência, é possível construir uma relação de confiança com o consumidor.
Afinal, ouvir uma recomendação de uma pessoa que tem autoridade, prestígio e por quem, muitas vezes, o cliente tem admiração, é uma forma efetiva de vender. Essa relação humanizada além de aproximar, estabelece uma comunicação objetiva e é uma ótima oportunidade para prospectar novos compradores.
Um dos braços do marketing de influência que tem sido utilizado por grandes marcas é o Live Commerce, que funciona como uma transmissão ao vivo com o intuito de vender e demonstrar o funcionamento dos produtos mantendo a interação em tempo real com o público-alvo. Essas lives contam com a apresentação de um influenciador digital ou de uma pessoa de relevância para o nicho em questão.
Viu só como essa estratégia está em plena evolução e pode abrir várias possibilidades para uma marca?
Investir em marketing é um passo fundamental se você almeja pelo sucesso do seu negócio. Quando é criada uma estratégia, a comunicação é mais certeira já que há o conhecimento do público-alvo e de suas particularidades: faixa etária, sexo, dados demográficos, hábitos de consumo, entre outras.
É importante conversar com profissionais da área para que seja definida a estratégia adequada para seu tipo de negócio. Não tem nada que seja genérico e aplicável para todos os casos. Por essa razão, o sucesso depende de uma combinação de fatores.
Mas, afinal de contas, o que você tem a ganhar com uma estratégia de marketing bem definida?
• Visitantes qualificados para seus canais de comunicação (site, redes sociais e outros)
• Produção de conteúdo relevante e que pode ser melhor ranqueado nos buscadores
• Geração de leads
• Aumento da taxa de abertura de mensagens, e-mails, e-books e demais materiais
• Maior satisfação dos clientes
Aposte nas tendências!
A Mark Design Publicidade tem expertise em marketing digital para te acompanhar nessa jornada. Explore todas as possibilidades do seu negócio e entre em contato conosco!
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Até breve! 😊
Giovanna Marques
Formada em letras. Tem experiência com tradução, revisão textual e produção de conteúdo. Atualmente, é redatora na Mark Design e procura ter uma comunicação clara e didática em seus textos. Preza por versatilidade e criatividade.