Inovação é palavra-chave dos hospitais e instituições da área de saúde! É notável como os avanços tecnológicos veem em crescente quase que sem fim. Do mesmo lado, acontece em igual velocidade as tecnologias digitais e atendimento virtual. Estes dois exemplos acima mostram como o digital e tecnologia estão a favor da saúde. Prova disso são as estratégias existentes no marketing digital e seus benefícios.
Se você se interessou por este conteúdo, fique até o final, porque hoje iremos mudar sua visão sobre como o marketing digital pode ajudar sua unidade de saúde, aumentar a visibilidade e claro, captar mais pacientes.
Quando falamos de marketing digital, não falamos de um bicho de sete cabeças, mas sim de uma ferramenta simples e de muito resultado.
Há algum tempo atrás, por exemplo, quando pensávamos em hospitais, tínhamos a imagem de computadores antigos, formulários e filas de espera para atendimento. Isso sem contar, nas inúmeras tentativas de agendar uma consulta por telefone, motivando transtornos aos pacientes e ao setor de atendimento dos hospitais.
Com a internet, isso tudo mudou de forma rápida e que gera um resultado significativo a instituição.
Hoje, é possível pegar os exames online, saber se o laboratório faz um teste específico, conferir o calendário de vacinação do bebê e até escolher o melhor dia e horário para agendamento de uma consulta. Tudo isso, muitas vezes, na palma da mão (via mobile).
E com estes benefícios, como não apostar no marketing digital?
Impossível, não é mesmo?
Destacar a sua unidade de saúde através de ferramentas simples, mas de muito resultado pode atrair o público desejado.
O primeiro item para garantir um marketing digital de sucesso é o cartão de visita virtual da sua unidade de saúde, o site.
Um site de sucesso precisa ser leve, de navegação fácil, intuitivo e responsivo. Os sites da plataforma WordPress, que atualmente é a ferramenta mais utilizada do mundo, é adaptável a várias finalidades. Além de ser personalizado, ele possui plug-ins interessantes que ajudam no rankeamento do SEO, por exemplo.
Com o site pronto de acordo com o perfil da empresa, é hora de preparar conteúdos para atrair o público-alvo. E isso, vamos combinar? A área da saúde tem de sobra!
A atualização do blog ajuda no crescimento orgânico do site. Isso porque os buscadores veem com bons olhos os sites que são atualizados.
Aposte em conteúdos relevantes, notícias atuais e explore o corpo clínico da sua unidade de saúde.
Mostre a participação do médico em um congresso, fale sobre a importância da realização de um exame específico ou a chegada de um novo equipamento já é um diferencial de sua unidade para as concorrentes.
Mas essas não são as únicas ferramentas que irão fazer a sua marca decolar, você precisa investir no SEO (Search Engine Optimization).
SEO é um outro instrumento muito bem-vindo ao marketing digital. São técnicas que ajudam na otimização de diversos elementos, aumentando sua autoridade e relevância.
O agendamento online com certeza, é um dos pontos positivos para clínicas, laboratórios e hospitais.
Esta ferramenta reduz em grande porcentagem o número de ligações, interurbanos e minutos gastos com telefones e celulares.
Existem sistemas de agendamentos online práticos e dinâmicos de acordo com a necessidade de cada hospital.
Tudo feito em um clique para o conforto dos pacientes.
Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, a concorrência no mundo virtual acaba sendo gigante.
Por isso, muitas empresas optam por investir em Ads (Social advertising) para conseguir um resultado assertivo e trazer público para o site.
Esse investimento pode ser feito de duas maneiras, em seu site com o Google AdWord, por exemplo, ou através das redes sociais com o Facebook Ads.
São mecanismos importantes que garantem uma maior entregabilidade de seus serviços.
Através de campanhas, o anunciante irá pagar por resultados obtidos por anúncio ao público desejado e a região pretendida.
E por falar em ADS, a gente não pode esquecer de falar das queridinhas do momento: As Redes Sociais.
Estar presente nas redes sociais não significa apenas montar uma página e ficar estagnado. Significa interagir com as pessoas que curtem ou seguem os conteúdos.
Assim como blog, as redes sociais precisam de atualização quase que diária, isso porque o público consome velozmente as notícias que cabem na palma da mão.
Montar uma estratégia voltada para esta ferramenta, permite um estudo detalhado do comportamento do público da sua instituição.
Com essa informação adicional, eu te pergunto: Você ainda tem dúvidas que o marketing digital é a estratégia certa para o seu hospital?
Então, vamos continuar! Se hoje você aprendeu mais sobre um site atrativo, um conteúdo relevante para seu site, as ferramentas certas para seu site ser bem posicionado, o que mais falta fazer para sua empresa crescer?
Se a sua resposta foi e-mail marketing, fico muito satisfeita com a sua leitura até aqui!.
O e-mail marketing talvez seja uma das técnicas mais importantes de todas, se não a primeira.
Ele é quem permite você se comunicar “cara-a-cara” com o paciente, obter feedbacks importantes, saber quais são as dúvidas que tem, em qual estágio da vida ele se encontra e se faz ou não algum tipo de tratamento do qual o seu hospital possa ajudar.
Já pensou pode encaminhar um e-mail certo na hora certa para seu paciente? As ferramentas existentes conseguem fazer isso de maneira quase que cognitiva.
Analises mensais são valiosas para saber quais estratégias oferecem mais resultados. Um profissional qualificado poderá dar todo suporte e apresentar relatórios com analises e cálculos do ROI (Retorno Sobre Investimento).
É através destes registros que a unidade de saúde irá entender melhor o comportamento do paciente na internet, obter dados geográficos, pessoais, qual estratégia dar continuidade e qual mudar.
Se diante de todas as informações acima você se empolgou em investir em marketing digital, então precisa estar atento aos detalhes e aos perigos de não analisar as ferramentas após as estratégias.
É preciso estar atento quando um paciente precisa da ajuda do hospital e recorre aos meios de comunicação digital para tirar dúvidas, ter informações, saber sobre determinado convênio, ou fazer uma reclamação.
Segue algumas regrinhas:
Contratar uma agência especializada pode aliviar a jornada do seu hospital, conte com profissionais preparados para todos os tipos de estratégias e soluções digitais que agreguem valor a instituição.
Pesquise, faça reuniões, pergunte e tenha curiosidade em saber mais sobre o assunto.
Como disse, o marketing digital é uma ferramenta poderosa e com ótimo retorno de investimento.
Espero muito ter ajudado e tirado todas as dúvidas referentes a este assunto!
Aguardo sua visita nos próximos posts!
Abraços,
Mariana Paes