Há exatos 30 dias, muitas empresas já se preparam para o evento mais aguardado do ano: a Black Friday!
De origem americana, a Black Friday foi criada no fim dos anos 90 e marca o inicio das vendas de Natal, período anual onde aumentam as compras no comércio.
No blog de hoje, irei apresentar dicas importantes para montar sua estratégia de forma segura, tranquila e obter ótimos resultados através de uma campanha direta com o marketing digital. Preparado?
Se o ano inteiro você batalhou para vender, essa com certeza é a hora de fechar sua meta com chave-de-ouro!
Para muitos consumidores, a Black Friday é o dia de realizar seu grande sonho, como por exemplo: trocar a geladeira, comprar a nova televisão, obter o tão esperado sofá, garantir o sonhado sapato ou enfim comprar aquela viagem de férias.
Observou, como cada consumidor tem um desejo de compra diferente?
É importante ressaltar que muitos esperam por este momento para enfim conquistar o que almejou o ano inteiro e o melhor: com desconto!
Por isso, existem maiores chances de fechar a venda em único dia. Porque, em suma, tem muita gente esperando por esta data!
Se você já entendeu a proposta da Black Friday (comprar com SUPER desconto em único dia), é hora de rever seus produtos e trabalhar em uma estratégia de resultado!
A ideia é consolidar a sua marca, então, nem pense em fazer aquela estratégia de Black Fraude (metade do dobro do preço) ou em vender aquele produto que está encalhado há séculos.
Você precisa trabalhar com o produto que tem ótima saída e procura.
Por que?
Porque neste dia você irá aplicar a Lei da Oferta e da Procura.
De acordo com o Dicionário Financeiro:
“A lei da procura diz que, quanto menor o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que queiram comprar, principalmente considerando os diferentes rendimentos de cada um”.
De maneira simples, vamos entender:
Se três pessoas querem consumir o mesmo shampoo, precisamos entender quanto cada uma estaria disposta a pagar no produto:
Exemplo:
– Joana R$35,00
– Paulo R$25,00
– Fernanda R$17,00
De acordo com o gráfico, podemos entender que pelo menor valor (R$17,00), os três clientes comprariam o mesmo produto. Logo, é melhor vender o shampoo pelo menor valor e obter resultados, do que ter o produto encalhado na prateleira.
Com as informações em mãos e produto escolhido, é hora de idealizar a campanha perfeita para a venda de seu produto!
Muitas empresas fazem suspense para anunciar os produtos em promoção, é uma tática forte de muito resultado.
Recentemente a 99 Táxi lançou a campanha “Imagina se tudo fosse tão econômico como uma corrida da 99”.
A ideia foi de fidelização à marca e vendas de produtos de empresas parceiras a preços nunca antes praticados. E ainda: o dispositivo do aplicativo alertava as promoções diárias em alguns trechos ou bairros da cidade. O resultado?
Cada dia da semana, em horários específicos, o site da 99 Táxi apresentava a promoção relâmpago que envolveu, além de combos de lanches, viagens, cinemas e smartphones a preços imbatíveis.
A estratégia foi aplicada fora da Black Friday, mas deu para perceber como a marca ficou valorizada entre seus clientes.
Esta é a hora de investir (e muito!) nas redes sociais, site, e-marketing, WhatsApp e todos os canais de comunicação da sua empresa!
Personalize as camisetas dos seus funcionários, faça comunicados interno, converse com o seu time, e receba feedbacks de como aprimorar a sua estratégia.
Deixe todas as peças da campanha prontas e comunique através das redes sociais.
Aproveite para trabalhar bem o seu funil de vendas e monte uma landing page atrativa para a captação de clientes.
Lembre-se: Muitos deles querem saber com antecedência como participar desta promoção.
Que tal trabalhar na estratégia onde os 30 primeiros cadastrados, além do desconto, ganham Frete Grátis?
O Regulamento da Black Friday é uma peça fundamental para sua campanha. Você precisa ficar atento a todos os detalhes da compra, entrega, troca, quantidade de produtos disponíveis neste dia, o valor de venda, valor de desconto, informações relevantes para não ter problemas com o seu cliente. E o mais importante: Deixe o regulamento visível para o seu consumidor.
Espero que tenha gostado deste conteúdo!
Até a próxima!
Abraços,
Mariana Paes