Com as constantes atualizações e mudanças da plataforma, houve uma dificuldade inicial de entender quais tipos de publicação estavam sendo priorizadas em questão de engajamento.
Antes de tudo: os feeds de cada usuário são diferentes. Isso porque estamos lidando com pessoas distintas e que consomem conteúdos distintos. Buscando mostrar o que seria mais relevante, o Instagram utiliza um algoritmo que mostra perfis, sugestões e publicações que estejam relacionados com o que cada um gostaria de ver.
Dessa forma, há uma melhora na experiência do usuário que faz com que a rede seja mais atrativa e mantenha a pessoa navegando por mais tempo.
Em resumo, pode ser que determinado perfil ou post seja relevante para mim, mas para você, não. Daí vem a importância de produzir um conteúdo qualificado e que dialogue diretamente com seu público-alvo.
Como resultado, haverá um aumento das interações via stories, comentários, mensagens diretas, curtidas, impressões e posts salvos ou compartilhados.
Para feed e stories, o algoritmo do Instagram prioriza conteúdos atuais e que tenham um bom engajamento. Em relação aos reels, a rede leva em conta o histórico de atividades, dados do vídeo (por exemplo: música utilizada, gênero do conteúdo, etc) e popularidade.
No geral, a dica mais valiosa para obter bons resultados e utilizar o algoritmo do Instagram ao seu favor é: produção de conteúdo útil, relevante, interessante e que atinja a audiência pretendida.
O LinkedIn é uma rede de cunho profissional e é indispensável para posicionar uma marca, empresa ou perfil pessoal.
Essa plataforma digital possui um dos algoritmos que mais entregam resultados orgânicos, ou seja, que não necessariamente dependem de investimento financeiro para ter uma boa performance. Ele atua levando em conta três aspectos: a reputação do perfil, o nível de engajamento do post e o que está em alta na rede.
Mais uma vez, a produção de conteúdo qualificado entra como fator determinante para o sucesso de uma postagem. Quanto melhor o conteúdo, maior o engajamento e, consequentemente, maior a circulação do mesmo.
Quando o algoritmo da plataforma não considera uma postagem adequada ou, por alguma razão, os usuários escolhem ocultar a publicação feed, este conteúdo é classificado como spam.
Abaixo, listamos algumas dicas para um texto certeiro no LinkedIn:
• Ter um bom CTA na postagem, ou seja, incentivar as pessoas a interagirem com você após a leitura do seu material;
• Pesquisar o que demais profissionais da área estão produzindo para ter uma inspiração/ponto de partida;
• Conferir a gramática e a construção do texto;
• Estar por dentro das novidades do mercado;
Marcar pessoas e empresas (se for o caso, claro). Dessa forma, a postagem aparece no feed de outras pessoas que seguem quem você mencionou, gerando mais visualizações e engajamento.
Um texto útil, atual e bem escrito faz com que seu conteúdo seja mais difundido e, consequentemente, traz mais oportunidades de destaque em meio a um mercado competitivo.
O TikTok foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos. Um dos motivos desse boom foi a migração de muitos influenciadores para essa plataforma, já que vídeos costumam ter um desempenho melhor no ambiente digital que publicações estáticas.
A exemplo do Instagram, o feed do TikTok também é algo que varia de usuário para usuário.
Essa personalização se dá justamente pela atuação dos algoritmos de Machine Learning. Isso significa que preferências, gostos pessoais, histórico de atividades e demais dados são analisados para que a rede recomende o conteúdo mais relevante possível para cada pessoa.
As principais métricas que os algoritmos do TikTok consideram para apontar sugestões aos usuários são:
• Nível de interação com o vídeo;
• Legendas;
• Hashtags;
• Áudios e efeitos utilizados
Portanto, se um vídeo for produzido com um áudio que esteja em alta, a chance desse material circular por vários feeds é enorme. A mesma coisa se aplica aos outros pontos citados.
Os algoritmos são, de fato, essenciais para todas as redes sociais e a melhor forma de usá-los ao seu favor é através da geração de conteúdo qualificado e relevante. Não são necessários grandes investimentos, por vezes, manter-se por dentro das tendências e observar demais perfis que são referência em determinado segmento pode ser uma estratégia mais eficaz.
Conte conosco para te ajudar na jornada de desbravar todas as redes!
Gostou desse conteúdo?
Então não deixe de conferir sua caixa de entrada para acessar as próximas dicas da Mark Design Publicidade!
Até breve! 😊
Giovanna Marques
Formada em letras. Tem experiência com tradução, revisão textual e produção de conteúdo. Atualmente, é redatora na Mark Design e procura ter uma comunicação clara e didática em seus textos. Preza por versatilidade e criatividade.