Segundo pesquisa divulgada pela “Rock Content”, a média de tempo que o usuário de internet passa nas redes sociais a cada dia é de 2 horas e 41 minutos. Só no Brasil 70% da população está conectada e se considerarmos este ano como parâmetro, podemos concluir que os números aumentaram ainda mais com a evolução da Covid-19.
Em tempos de chuva de informações por todos os lados, pensar no post como ferramenta estratégica é fundamental para aumentar o engajamento, potencializar suas vendas e multiplicar seu faturamento.
Ao longo de nossa experiência, atendemos clientes de diversos segmentos, da área de moda, educação, até chegar em logística, e se temos uma conclusão a ser feita, é a de que não existe uma ÚNICA fórmula de sucesso, mas sim, estratégias que podem impulsionar o seu marketing digital, e hoje abordaremos dentro desse contexto um dos principais pilares para a sua comunicação, a criação do POST.
Bom, você já entendeu que não existe um modelo de post perfeito, mas sim o post mais assertivo para o seu negócio, certo?!
Vamos lembrar que o planejamento de conteúdo é o alicerce do marketing digital, de modo bem simples, se antes a divulgação era feita através apenas do impresso, agora, é preciso bem mais do que um simples panfleto para chamar a atenção do seu público!
Para fazer o teste basta pesquisar no google “post sobre (assunto à sua escolha)”, por exemplo, “post sobre final de ano” e você vai encontrar conteúdos diferentes em variados canais, referências no Pinterest, artigos sobre o tema, mensagens de final de ano e muito mais!
E com tantas opções a um simples clique de distância o que vai fazer com que o seu post ganhe destaque sobre os demais? Confira!
E mais do que isso, lembre-se da “persona” ao escrever seu post.
Se a ideia é divulgar a peça de uma nova coleção de moda, por exemplo, vale a pena investir em palavras que gerem maior identificação, como “trend”, “look”, “Fierce”.
Não crie simplesmente um conteúdo para vender, mas ofereça algo que seja útil, por exemplo, se você trabalha com artesanato vale a pena incluir neste final de ano um post “Faça você mesmo”, “Como criar um presente personalizado” ou “Como usar o produto x ou Y”
O próprio Instagram oferece ferramentas como filtros, fundo colorido e com efeitos variados para chamar a atenção para a sua arte, mas é importante manter o padrão dos posts, viu!
Tome cuidado com a poluição visual (menos é mais)!
As pessoas gostam de ver conteúdos imediatistas, como os bastidores antes de uma sessão fotográfica, a rotina de sua agência, aquela pausa com interação do time ou aquele trechinho em vídeo da ação de endomarketing com palestra temática.
Aproveite também para aumentar o engajamento com as enquetes, testes A e B, efeito de movimento do “boomerang”, transmissões ao vivo e Reels.
Algumas campanhas geram “insights” bem legais para o seu conteúdo, provavelmente você já leu algo sobre o “setembro amarelo” ou o “outubro rosa” em algumas publicações.
O próximo item que já dá para incluir no seu calendário de posts é o “janeiro branco” que traz à tona a saúde mental, caso você seja da área da saúde, por exemplo.
Gostou das dicas?
Agora você já tem o que precisa para colocar a mão na massa e potencializar seus resultados em 2022!
Abraços e até a próxima!
Jéssica Bordin
É formada em jornalismo e tem experiência com atendimento, assessoria de imprensa e produção de conteúdo, atualmente usa as palavras como principal ferramenta de trabalho aqui na Mark Design, ela tem sempre uma sacada criativa na manga e a capacidade de transformar por meio de seus textos!