Talvez um dos piores comportamentos de algumas empresas é achar que o marketing externo é essencial para fidelizar sua marca e vender produtos. A verdade em si é que não só o externo pode trazer grandes experiências para marca. Mas o marketing interno, por sua vez, ou o endomarketing, é muito valioso e, por consequência, pode trazer muitos feitos para sua empresa. Afinal quem mais entende do seu produto do que seu colaborador?
Contudo, como estamos vivendo um momento onde o isolamento é tão importante quanto manter sua vida saudável nos encontramos em um debate: Como aplicar o marketing interno com as pessoas que estão home office?
A resposta é simples: Com o mesmo cuidado e carinho que você tem com seus clientes!
Isso mesmo! Os seus colaboradores são seus espelhos. E tudo o que acontece na empresa, reflete primeiramente neles e depois, nos clientes.
Imagine você perguntar a um amigo como está sendo o trabalho dele na empresa, e ele responder de forma negativa que não está sendo legal. O processo é confuso, que não tem abertura para expor ideias e feedback.
Imagine agora que um de seus colaboradores se sinta desta mesma forma.
Não é legal, não é mesmo?
Entretanto imagine escutar de um amigo que seu colaborador está muito satisfeito com a área onde trabalha, que vê um plano muito claro e específico sobre o crescimento dele na empresa. Assim como o carinho que é tratado e a liberdade que tem para expor ideias e seguir com elas.
Surpreendente, né?
Pois bem, a estratégia do marketing interno é desenvolvida através de muitas pesquisas internas e comportamentos dos seus próprios colaboradores.
Com a cultura organizacional bem definida, é possível aplicar as estratégias através de nutrição de conteúdos e demais dinâmicas, como por exemplo: – Aniversariantes do Mês, Novidades no quadro de funcionários, Treinamentos, Comunicados em geral (cuidados com a saúde, bem estar, segurança do trabalho), Campanhas sazonais ou Empresariais, Trabalhos em grupos, Momentos de lazer e por aí vai.
De acordo com estudos, é possível investir em marketing interno e que, além de definir o propósito da empresa, traz aos colaboradores, otimização de tempo, mais espaço para criar e apresentar ideias novas e em outras palavras…Ele se sente motivado.
Ele está feliz? Tá tendo dificuldades em se concentrar com o trabalho home office? Que tal mandar dicas de exercícios, ergonomia e alimentação antiestresse?
A ideia em questão é saber que mesmo distante, a sua empresa se preocupa com ele. E que entende que estamos passando por um momento difícil, mas sobretudo que a marca entende que isso vai passar.
Aqui na agência (em home office também), a gente sabe o quanto é desafiador trabalhar em casa. Alguns colaboradores têm filhos, outros moram com família grande e fazer a divisão de trabalho x casa para muita gente não é tão simples quanto se pensa.
Que tal quebrar este gelo com algumas videoconferências dinâmicas? Assim seus colaboradores poderão trocar dicas e depoimentos sobre suas experiências. Este tipo de estratégia pode aproximar e alinhar ainda mais seu time.
Quantos aprendizados e quantas lições estamos aprendendo neste período? Por aqui, certamente já descobrimos a ter paciência com o próximo, dividir o mesmo espaço com várias pessoas em diferentes situações e setores de trabalho, conviver com familiares que tem depressão ou ansiedade e temem sair de casa, enfim. Diversos momentos que nos fazem crescer como pessoas e profissionais capacitados a tratar o próximo como ser humano e não como uma máquina.
—
Em dias como estes, a nossa melhor forma é ajudar é compartilhar nosso conhecimento. Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo.
Até a próxima!
Por: Mariana Paes.