Na quinta-feira passada (11), Mark Zuckerberg publicou em seu perfil que irá fazer algumas modificações em seu algoritmo do Facebook.
O seu anúncio foi referente e muito diretamente as empresas que possuem páginas em sua rede social.
O CEO foi categórico em dizer que a partir de agora as pessoas irão se relacionar mais com pessoas e menos com as empresas. Isso porque, se você é social media como eu, deve ter notado o quão o Facebook se tornou um meio muito mais publicitário do que qualquer outra mídia social.
Mark Zuckerberg enfatizou este assunto categoricamente. E quer que os usuários tenham uma experiência e um tempo bem gasto no Facebook.
Para chegar a essa decisão, consultou universidades e fez pesquisas para entender porque as pessoas não interagiram mais como antes e o principal fator disto tudo foram o boom das empresas, posts, links e vídeos patrocinados.
A iniciativa de Mark assustou milhares de empresas, mas ao meu ver, muita coisa boa vem por aí. E é por isso que hoje escrevi este post, para você ficar atento aos pontos positivos que essa mudança pode gerar na sua empresa.
Sou formada em alguns módulos do próprio Facebook – O Blue Print, e não é de hoje que o mesmo vem dando algumas dicas de que isso realmente poderia acontecer.
Ocorre que as empresas não se ligaram na maior missão do Facebook que é: conectar pessoas.
Digo isso pelo brasileiro, por exemplo. As empresas esfregam os produtos em nossa timeline com aqueles preços gigantes e títulos gritantes dizendo: compre agora sem sair de casa. Compre agora com apenas um clique. Não perca essa oportunidade….
E aí, quando você vê um vídeo interessante, entra um anúncio insuportável que muitas vezes, te faz desistir de continuar.
Claro, isso é culpa do Facebook. Somente eles podem permitir esse tipo de licença para as empresas “invadirem” o seu celular. Mas o que eles viram é que você e eu achamos essa experiência maçante.
Pense em você: Porque você está no Facebook?
Conectar pessoas! Conectar pessoas….
Bom, sem mais vamos direto ao assunto:
1) Com certeza você vai ter que reunir sua equipe para dar essa notícia. Essa será a primeira reunião mais importante do ano. Pois vocês terão que apresentar soluções aos clientes.
2) Vocês precisam se atentar aos relatórios apresentados e saber daí quais são as mudanças importantes e significativas que precisam fazer.
3) Esqueçam, pelo menos por um bom tempo, aquele post de produtos com valores e que massacram a timeline do usuário. Eles não vão ter efeitos. Eles não vão funcionar. Isso vale para as interações, quanto mais tiver, melhor.
4) Esse poderia ser o primeiro tópico, veja se a agência contratada está pronta para gerir essa situação e como ela pode reverter de uma maneira clara e objetiva.
5) Trabalhem com aquilo que Mark Zuckerberg sempre diz: conectar pessoas! Storytelling pessoal!!!!! Gostamos de ver o próximo, gostamos de nos ver nas pessoas! Trabalhe com soluções, conexões, vida real! Aliás, isso funciona em qualquer mídia!
6) Se a sua empresa faz pesquisas periodicamente e sabe quem é o seu personagem, você não precisa ficar com medo. Continue com o foco é gere conteúdo para eles. Mas lembre-se: Não fique só no Facebook, existem outros meios de mídias digitais que dão resultados.
7) O SAC deve ser mais humanizado possível. Nesta hora eu prevejo: Esqueça os chatboots, inclusive acredito que eles possam morrer por conta da interação.
8) Cliente feliz é cliente satisfeito. Que tal ele escrever um depoimento na sua página? Use destes artifícios. Saia fora da caixa!
9) Fique atento as modificações do Facebook e Instagram. Existem sites oficiais que você poderá conferir de perto essas mudanças.
10) Use o seu perfil para divulgar a sua empresa, mas de uma maneira objetiva, não seja o amigo chato que polui a timeline alheia.
Bom, espero que meu sirva para tirar algumas dúvidas e entender melhor como gerir o Facebook a partir de agora.
Mariana Paes é Social Media da Mark Design.