Desde que me entendo por gente, o email marketing é um excelente canal de relacionamento virtual (prova disso é que meu primeiro endereço de e-mail existe há mais de 18 anos). Seja para negócios ou uso pessoal, o e-mail é um endereço muito importante para os usuários, é quase que o segundo nome no mundo digital e o melhor: Não existe dois e-mails iguais.
Atualmente é tão importante se ter um e-mail, que é quase impossível se imaginar sem!
Para preencher um currículo…. colocamos nosso e-mail.
Para um cartão de visita…. colocamos um e-mail.
Para abaixar um App no celular, precisamos de um e-mail.
Até para criar um usuário na rede social precisamos do nosso endereço eletrônico.
Tudo isso para chegar até esse ponto e mostrar como você está perdendo seu tempo em não utilizar essa ferramenta!
Usar o e-mail para apresentar, criar laços e relacionamentos é imprescindível no mundo de hoje! O mundo todo possui e-mail e você não pode ficar de braços cruzados.
Neste primeiro post do mês irei mostrar a importância do email marketing e como utilizar essa ferramenta para atrair, engajar e vender o seu produto. Vamos lá?
Este item precisa ser o primeiro de nossa lista de dicas. Isso porque, você não precisa ter uma “base suja” que reduz as chances de captar seu cliente. E já adianto: Não vai funcionar! Você precisa de uma base qualificada, de clientes que tendem a comprar o seu produto.
Comprando uma lista de mailing, além de não ter uma base segura, você infringe o Código de Ética e descumpre o regulamento do CAPEM (Código de Auto-Regulamentação para prática de e-mail marketing).
Qualquer mensagem não autorizada pelo usuário poder ser mal visto e a probabilidade da sua empresa ser vista como Spammer é alta, ou seja, além de ir para o spam, você pode cair na Black List!
De acordo com a Locaweb, a Black List (Lista Negra) “é uma lista que agrupam e-mails, domínios ou endereços de IP denunciados como disseminadores de spam na internet”. Uma vez que seu domínio vá para a Black List demora-se em média de 6 a 12 meses para conseguir alcançar a sua reputação novamente, ou seja, não vale a pena todo esse esforço!
Para você mandar um email marketing qualificado você precisa saber para quem você vai mandar. Você precisa conhecer bem a sua persona para entender a sua real necessidade. É a partir deste contexto de entendimento que você consegue elaborar conteúdos milagrosos para atrair o cliente em potencial.
Qual é o comportamento da sua persona? Qual sua idade? Região? O que ela procura?
No último post eu expliquei em detalhes como definir a persona. Clique aqui e aprenda a estruturar a sua!
Agora que você possui uma lista qualificada e sabe quem é a persona, é hora de criar o seu email marketing.
Primeiro você precisa definir o objetivo e assim poder criar um conteúdo criativo.
Vá direto ao ponto, não faça rodeios! Mostre benefícios, oportunidades e seja breve.
Se você começou a ler este post, com certeza um dos fatores que te chamou a atenção foi o título, certo? Bom, com o e-mail marketing não é diferente. O “Assunto” deve ser atrativo suficiente para fazer o seu alvo clicar e abrir o conteúdo apresentado.
Exemplo:
Assunto pouco interessante: Venha para Loja de informática do Flash! Ótimos descontos!
Assunto muito interessante: Surpresa! Produtos de informática com até 70% Off!
Fale em primeira pessoa, e converse diretamente com o seu cliente, afinal você precisa que ele confie em você. Uma estratégia que eu acho ótima é chamar os usuários pelo nome. Existem diversas plataformas que personalizam o e-mail de acordo com nome, sobrenome, região e tudo mais.
Exemplo:
Assunto não personalizado: Produtos pets para seu dog!
Assunto personalizado: Olá, Flávia! Temos uma surpresa que seu dog vai amar!
A dica é mensurar os resultados após 24h. Quantos e-mails foram disparados? Quais as taxas de abertura? Anote tudo e compare com os outros disparos. Assim é possível analisar melhor sua persona e entender o que ela realmente quer.
É importante também estar atento as ligações, muitas pessoas podem chegar até você através dos seus contatos no e-mail marketing. Por isso fique ligado e pergunte sempre: “Como conheceu a minha empresa?”.
Faça vários testes (horários, dias da semana, taxa de abertura, engajamento). Analise e perceba de quanto em quanto tempo é bom mandar um e-mail marketing: Semanal? Quinzenal? Mensal? Crie testes A e B e compare os acertos e erros.
E o mais importante: Não desanime nunca! Mesmo que comece do zero, crie uma base sólida de e-mails, atraia público e conquiste seus clientes ❤
E aí, gostou do nosso conteúdo?
Comente, compartilhe e deixe suas sugestões!
Até a próxima!
Mariana Paes
Social Media da Mark Design
1 Comentário
[…] No inicio do ano escrevi no blog um texto bem legal com algumas dicas de como enviar um e-mail marketing com segurança! Veja só! […]